MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALY SALOMÃO


Waly Dias Salomão nasceu em Jequié, na Bahia, em 03 de setembro de 1943.
Poeta, compositor, escritor e ator, ele cursou a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia em 1963/1964. Se formou em Direito e foi para Nova York  estudar a lingua inglesa.
Waly Salomão foi uma figura importante no movimento tropicalista brasileiro e também na Contracultura no final dos anos 1960 e nos anos 1970.
Como poeta e escritor lançou seu primeiro livro em 1972: “Me segura que eu vou dar um troço” e em 1997 ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura com o livro de poesia, “Algaravias”.
Compositor e letrista de primeira é autor de “Vapor Barato” gravado por Gal Costa e de outras músicas que foram interpretadas por Maria Bethânia, Cazuza, João Bosco e Gilberto Gil.
Foi Secretário Nacional do Livro  na gestão de Gilberto Gil a frente do Ministério da Cultura e em 2003, viveu o personagem principal do filme “Gregório de Mattos”, sob a direção de Ana Carolina.
Faleceu prematuramente no Rio de Janeiro, em 05 de maio de 2003,  com apenas 59 anos de idade, vitimado por um tumor no intestino.
No administração da prefeita Marta Suplicy, na cidade de São Paulo, foi homenageado e a Biblioteca do CEU Meninos, localizada na região do Sacomã, recebeu o seu nome.
Waly Salomão também é nome do Centro Cultural criado pelo Grupo Cultural AfroReggae na cidade do Rio de Janeiro.
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação