MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALTER STUART


Walter Canales, conhecido do público como Walter Stuart, nasceu em 22 de julho de 1920, em Birigui, no interior de São Paulo.

Era de uma família toda de artistas de circo, os Canales. Sobrinho do ator Afonso Stuart, irmão de Henrique Canales e da atriz Cathy Stuart, casado com a atriz Mora Stuart e pai do ator e diretor Adriano Stuart. E todos trabalhavam na TV Tupi de São Paulo.

A televisão estava começando no Brasil e Walter apareceu na TV Tupi, procurou o diretor artístico, Cassiano Gabus Mendes e foi contratado como diretor de estúdio, o mesmo ocorrendo com Henrique Canales, seu irmão. Mas logo Walter Stuart evoluiu na emissora pioneira. Propôs que fosse lançado um circo semanal, que se chamou “Circo Bombril”, isso em 1952, e foi um sucesso. Ficou muito anos no ar. E nesse circo, onde Walter Stuart era o mestre de cerimônias, apresentavam-se todos os bons artistas circenses da época. E faziam tudo ao vivo, numa arena montada em um estúdio da TV Tupi.

Walter Stuart foi também ator de inúmeros teleteatros. Apareceu já no primeiro “TV de Vanguarda”, que foi “O Julgamento de João Ninguém”. Fez o seriado “48 horas com Bibinha”; “Seu Pepino”; “Seu Tintoreto”; “Os Três Mosqueteiros”; “Seu Genaro” e “Uma Certa Lucrécia”. Participou de inúmeros “TV de Comédia“, de Geraldo Vietri.

A família Canales ficou na TV Tupi de São Paulo, por mais de duas décadas. Um dos principais programas de Walter Stuart, foi o “A Bola do Dia”, que era diário e no horário noturno. Mas ele também marcou presença em “Novas Atrações Pirani”; “Cássio Muniz em Revista” e “Boa Noite, Betina”.

Da TV Tupi ele foi para a TV Excelsior em 1963, onde atuou, apresentou e produziu o programa “O Maior Espetáculo da Terra”. Também esteve no elenco de “São Paulo Se Diverte”; “Show Riso”; “TV Stuart Canal O” e “Show do Meio-Dia”.

Foi para a TV Globo em 1972 e fez primeiro uma participação especial na novela “O Bofe” e depois o seriado “Shazan, Xerife e Cia”; “Os Trapalhões” e o “Sitio do Picapau Amarelo“, onde viveu o personagem Bacamarte. Na TV Bandeirantes ele participou do programa “Praça Brasil” e no SBT, a partir de 1987, do banco de “A Praça é Nossa“.

Ele também fez novelas em quatro emissoras diferentes: “O Espantalho”, na TV Record; “Plumas e Paetês”, na Rede Globo de Televisão; “Acorrentada”, no SBT e “Braço de Ferro”, na TV Bandeirantes.

No Cinema ele esteve em “A Super Fêmea”; “Bacalhau”; “As Amantes de um Homem Proibido”; “As Aventuras de Mário Fofoca” e “Presença de Marisa”.

Walter Stuart, o líder da família Canales, faleceu em 11 de fevereiro de 1999, em São Paulo, vitimado por um câncer no pâncreas, aos 78 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação