MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALTER SILVA


Walter Silva nasceu em 7 demarço de 1933, na capital paulista. Começou sua carreira profissional em 1952na Rádio Piratininga de São Paulo, como locutor comercial, fazendo as folgasdos locutores da casa. Em 1953 foi para a Rádio 9 de Julho, emissora oficial do4º Centenário. Então já era locutor e apresentador. Em 1954 transferiu-separa a Rádio Cultura. Mas, como todos à época, seu desejo era ir para o Riode Janeiro, pois as emissoras de lá, principalmente a Rádio Nacional, tinhammaior alcance e maior projeção. E em 1955 Walter Silva transferiu-se para oRio. Em 1955 ficou na Rádio Mayrink Veiga e na Mundial e em 56 passou para aRádio Nacional, como era seu sonho. Ficou apresentador de espetáculos musicaisdo Departamento de Intercâmbio. Em seguida passou a ser o responsável peladivulgação de discos do selo RGE. Em 57 já era o Diretor de Divulgação doselo em São Paulo. Isso fez com que se ligasse muito à música e a todosos cantores.

Ao mesmo tempo, Walter Silva era ligadoao jornalismo e se registrou como jornalista em 1957.

Aí ele lançou o 1º programa estilo Disc-Jockey, como nome “A Toca do Disco”, na Rádio Record de São Paulo. Em1958 passou para a Rádio Bandeirantes, com o programa : “O Pick-up doPicapau”. Esse programa fez muito sucesso. Tanto que quando ele começou atrabalhar em televisão, no departamento esportivo da TV Tupi, que tinha ocomando do grande Aurélio Campos, este chamava o novo colaborador de Pica-pau enão de Walter Silva. Walter resolveu assumir o apelido e, já quefazia reportagem de campo, usava uma jaqueta vermelha, com o desenho dopássaro estampado. Foi um chamariz muito interessante. Walter passoudepois a ser noticiarista e apresentador de competições de vários esportes.

Mas Walter Silva continuava emrádio e , em 63,ganhou o prêmio Roquette Pinto, como omelhor Disc-Jockey.Na mesma época, produziu o primeiro disco de ChicoBuarque:”Pedro Pedreiro”. Em seguida produziu o LP “Dois naBossa”, com Elis, Jair e Jongo Trio. Em 66, produziu:: ” Paulistas eCariocas, num show , em que Gilberto Gil pisou no palco pela primeira vez. Em67, Walter produziu: “A Volta”, quando Milton Nascimento cantou pelaprimeira vez. E por todos esses relacionamentos e amizades, Walter Silvaconseguia que seu programa fosse o primeiro no IBOPE. Em seus programas iam osprincipais cantores e músicos sempre, para fazerem os lançamentos. Em 1970,Walter passou a ser o diretor artístico da gravadora Continental. E em 75, oDiretor Musical do programa:”Fantástico”, da Rede Globo. Em 79, foiDiretor Musical do programa “Hebe Camargo”, da TV Bandeirantes.

Depois dessa contínua peregrinação poremissoras,onde seus programas eram líderes de audiência, pois suapersonalidade marcante era respeitada e seu conhecimento artístico também,Walter Silva passou a se dedicar mais ao jornalismo escrito. Teve coluna diáriado Jornal do Grande ABC e semanal do Jornal da Tarde . Além dissoligou-se ao Sindicato dos Jornalistas, tendo recebido o prêmio Waldimir Herzogde Direitos Humanos, por participar da diretoria do Sindicato, quando doassassinato de Herzog, do DOI-COD , há mais de 25 anos.

Walter Silva, muito inteligentee criativo, lançou uma grande quantidade de cantores, que vieram a ser osmaiores nomes da música brasileira. Por tudo isso, Walter foi semprehomenageado, premiado, respeitado.

Faleceu em 27 de Fevereiro de 2009.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação