MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WÁLTER PRADO


Walter Prado nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais em 17 de outubro de 1943.

Estreia na Televisão na Tupi do Rio de Janeiro, na linha de shows desta pioneira emissora carioca  e em 1973, chega a Rede Globo para fazer os programas humorísticos “Chico City”, protagonizado por Chico Anysio com direção de  Augusto César Vannucci e também “Satiricom” com Renato Corte Real, Luiz Carlos Miele, Agildo Ribeiro e Jô Soares e também com direção de  Augusto César Vannucci.

No ano seguinte é contratado pela TV Tupi de São Paulo, para trabalhar na novelas “As  Divinas … e Maravilhosas”, escrita por Vicente Sesso e dirigida por Oswaldo Loureiro. Em 1975, atua em “Meu Rico Português” com autoria e direção de Geraldo Vietri.

Em 1977, faz sucesso em duas novelas da TV Tupi: “Cinderela 77″ de Chico de Assis e Walter Negrão com direção de Antonio Moura Mattos e “O Profeta” de Ivani Ribeiro com direção de Antonino Seabra. Em 1979, ainda atua em uma das ultimas produções teledramatúrgicas da emissora, a novela “Dinheiro Vivo” de Mario Prata com direção de Jose de Anchieta.

Com a falência da TV Tupi em 1980, se transfere para a Rede Bandeirantes, onde é convidado por Ivani Ribeiro, para atuar na novela “Cavalo Amarelo”, protagonizada por Dercy Gonçalves com direção de Henrique Martins. No ano seguinte, faz talvez seu personagem de maior destaque nas telenovelas, o Orestes de “Rosa Baiana“, novela de Lauro Cesar Muniz com direção geral de Waldemar de Moraes e Antonino Seabra.

Walter Prado, na vida real, se casou com a apresentadora de programas infantis da TV Tupi de São Paulo, Giovanna, e ambos se mudaram, anos depois para Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde ele trabalhou como advogado e ela, como apresentadora da TV Educativa daquela  cidade.

Walter Prado faleceu em Campo Grande, em 05 de maio de 2016, aos 72 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação