MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALTER D’ ÁVILA


Walter D’Ávila nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 29 de novembro de 1913.

Desde garoto gostava de comédias e percebeu que tinha jeito para fazer humor, assim como a irmã que também foi uma comediante de primeira linha, Ema D’Ávila, com quem muitas vezes trabalhou na TV e nos palcos.

Começou a carreira em 1935, na Rádio Sociedade Gaúcha de Porto Alegre, e veio para o Rio de Janeiro no final dos anos 1940 e fez parte de vários espetáculos do Teatro de Revista, entre eles, “Tem Marmelada”; “Momo nas Cabeceiras”; “Fogo na Canjica”; “Toca Pro Pau” e “A Cobra Tá Fumando”.

Foi para o Cinema onde se destacou em comédias como “Noites Cariocas”; “Berlim na Batucada”; “Pif-Paf”; “Caídos do Céu”; “Prá lá de Boa”; “Fogo na Canjica”; “Loucos Por Música”; “Família Lero-Lero”; “Carnaval em Lá Maior”; “Na Corda Bamba”; “É a Maior”; “Três Colegas de Batina” e “Motorista Sem Limites”.

Com a irmã Ema, ele atuou nos melhores programas de rádio e de televisão nas décadas de 1960 e 1970. Começou na Rádio Nacional e depois esteve na Rádio Mayrink Veiga, se destacando no programa “Aí Vem a Dona Isaura” em 1958.

Na TV começou em 1958 também na TV Rio, participando do programa “Noite de Gala“, e depois apareceu em Rio Alegre”; “Botando Banca”; “Praça das Alegria”; “Rio, Te Adoro”; “Chico Anysio Show”; “Domingo Alegre”; “O Riso é o Limite”; “Bang-Bang Show” e “Dois no Balanço”.

Trabalhou na TV Excelsior (“My Fair Show”; “Times Square” e “A Cidade Se Diverte“); na TV Tupi (“Deu a Louca no Mundo”; “O Riso Mora ao Lado” e “Os Comediantes”); na TV Record (“Praça da Alegria”; “Hotel do Sossego” e “Show do Dia Sete”) e na TV Globo (“O Planeta dos Homens”; “Chico Total” e “Viva o Gordo”).

Um dos seus personagens mais conhecido do grande público foi o Seu Obturado, aquele que ouvia uma piada, não entendia nada e depois, em seguida, dava uma explicação estapafurdia, o que trazia grandes gargalhadas do público. Ele sempre foi considerado um dos maiores comediantes brasileiros.

Na TV ele também participou de alguns episódios da série “Aplauso“; da novela “Feijão Maravilha” e da “Escolinha do Professor Raimundo” vivendo o personagem Baltazar da Rocha, todos eles na TV Globo.

Wálter D’Ávila faleceu em 19 de abril de 1996, aos 82 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de câncer na próstata.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação