MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALTER CLARK


Walter Clark Bueno nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de julho de 1936.

Começou a trabalhar em rádio com 16 anos, na Rádio Tamoio, do Rio. Em 1956, transferiu-se para a TV Rio, onde chegou a ser o diretor geral da emissora. Muito inteligente, transformou-se logo num grande produtor. Tinha idéias brilhantes. Em 1965, foi para a TV Globo, que estava longe de ser a grande rede que é hoje. Era uma emissora que vinha de dificuldades, e estava até em fase quase falimentar e precisando de uma”cara” para seu comando.

E foi isso que Walter Clark deu a ela. Em primeiro lugar formou uma grande equipe. Foi ele quem chamou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, para estar ao seu lado. Além de outros importantes nomes de todo o Brasil. Walter e Boni fizeram a famosa “grade” de programação da Globo, com: novela das seis, novela das sete, telejornal e novela das oito (que logicamente vai ao ar às nove). E assim passou a ser um hábito para o telespectador nacional. Um verdadeiro condicionamento. A emissora tornou-se então campeã de audiência, nunca mais saindo desse posto. Foi a dupla Walter Clark e Boni que lançou também os famosos e eternos programas “Fantástico”e “Globo Reporter“. Walter Clark já era então um importante executivo e produtor da Globo. E a ele se dá a responsabilidade por ter criado o famoso “padrão Globo de qualidade”, jamais igualado até os dias de hoje.

A vida, porém, na “Deusa Platinada”, nome que deram à emissora nessa época, era muito agitada. E com isso a vida de Walter Clark também. Muitas responsabilidades, levaram-no a beber muito. o deixando dependente de bebidas alcóolicas. E ele acabou por se indispor com os donos da emissora. Saiu da TV Globo em 1977.

Foi, logo depois, para a TV Bandeirantes, onde ficou pouco tempo. Voltou para a TV Rio, em 1988. Foi também presidente da Fundação Roquete PInto, depois de ter sido vice-presidente do Clube de Regatas Flamengo. Além disso fez incursões no Cinema, produzindo os filmes “A Estrela Sobe”; “Guerra Conjugal” e “Eu te Amo”. Todos elogiados pelo seu padrão artístico.

Walter Clark também teve vida amorosa muio agitada. Casou-se quatro vezes, tendo cinco filhos. Namorou, entre outras, as atrizes Silvia Bandeira, Betty Faria, Dina Sfat e Sônia Braga. Era figura galante e conhecida nas noites cariocas.

Em 1991 publicou uma auto-biografia que foi um sucesso de vendagens: “O Campeão de Audiência”.

Walter Clark faleceu em 24 de março de 1997, na cidade do Rio de Janeiro, de um infarto em decorrência de uma crise de hipertensão, com apenas 60 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação