MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALDICK SORIANO


Eurípides Waldick Soriano nasceu em Caetité, interior da Bahia em 13 de maio de 1933.

Nos anos 1950 abandonou a Bahia e veio para São Paulo onde trabalhou como lavrador e engraxate antes de começar sua carreira artística. O primeiro sucesso foi a música “Quem és tu?”.

Ele se destacava no cenário da música popular brasileira por suas canções de dor de cotovelo e pelo seu visual diferente que incluía sempre roupas negras e óculos escuros.

Seus maiores sucessos foram as canções “Tortura de amor”; “Eu não sou cachorro não“; “Paixão de um Homem” e “Se Eu Morresse Amanhã“.

Definido como um cantor de músicas bregas e cafonas, Waldick Soriano se transformou em um recordista de vendas de discos e shows por todo o Brasil.

Nos anos 1990 ele se mudou para a cidade de Teresina onde iniciou uma parceria com o violonista Fernando Fonseca, com quem fez shows pelo país inteiro naquela que seria sua última incursão pelos palcos.

Alguns anos depois foi morar em Fortaleza e ao lado do pianista Oliveira Junior continuou fazendo apresentações e shows até que teve diagnosticado um câncer de próstata.

Ele teve diagnosticada a doença em 2006. Ele morreu em 4 de setembro de 2008 no Instituto Nacional do Câncer, na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, aos 75 anos de idade. 

Ele gravou mais de 70 discos  e foi homenageado pela atriz Patrícia Pillar com um documentário sobre a sua vida e obra que foi premiado em festivais de cinema brasileiros.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação