MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WAGNER MOURA


Wagner Moura nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 27 de junho de 1976. Ele estudou jornalismo e se formou pela Universidade Federal da Bahia. Nasceu em Salvador, mas foi criado em Rodelas, uma pequena cidade de três ruas apenas, que não existe mais, porque foi inundada, quando da criação da barragem de Itaparica. Sua infância então foi muito ligada à natureza.José, seu pai, era militar e então ele, mais a esposa, mãe de Wagner,dona Alderiva, e a irmã mais nova Lediane, mudaram muito de cidade e até de estado.Certa vez , Wagner foi ao Rio de Janeiro e foi aí que começou seu interesse por teatro. Mas ele acabou entrando tanto e adorando tanto a arte, que enveredou por teatro, televisão e cinema, fazendo sucesso em todos eles.Foi mais tarde que seguiu outra vez para o Rio, ao lado de seus amigos Lázaro Ramos e Wladimir Bricta, com a peça ” A Máquina”.

Em 1996 participou das peças:”Cuida Bem de Mim” e “A Casa de Eros”. Em 99: “Abismo de Rosas”. Em 2000, Wagner foi para o Rio, ao lado de seus amigos Lázaro Ramos e Vladimir Brichta. E na verdade , a partir daí, os três conquistaram o público brasileiro.Em 2002, ele fez: “Os Solitários”. Em 2005, fez uma participação em:” O que diz Molero?” E fez:” Dilúvio Em Tempo de Seca”. Essa peça ficou em cartaz em São Paulo, Rio, Curitiba, no teatro Guairão, para um público de 4.000 pessoas. Em 2008, estreou em 21 de junho, no Teatro FAAP, a peça : Hamlet, e Wagner realizou um sonho antigo, que era: montar um grande clássico do teatro, onde faz o papel principal:Hamlet.

Em cinema,ele começou em 1988, fazendo um curta: ” Pop Killer”. Em 2000,fez outro curta- metragem:” Rádio Gogó”.Em 2004, outro curta:”Desejo”. Em 2006, ainda outro curta:”Óperado Malandro”e em 2008, mais um curta:”Blackout”.

Nos longas metragens, Wagner Mouracomeçou em 2000, fazendo:”Sabor de Paixão”. Em 2001, fez:”AbrilDespedaçado”. Em 2002, participou de:”As Três Marias”. Em 2003,atuou em quatro filmes : “Deus É Brasileiro”, “O Homem doAno”,”Carandiru”,”O Caminho das Nuvens”. Wagner Mourajá estava consagrado como um grande ator de cinema.Em 2004,fez:”Nina”. Em 2005:”Cidade Baixa” e”A Máquina”.Em 2007 participou de três filmes:”Ó Pai, Ó “,Saneamento Básico-oFilme”e “Tropa de Elite”, que foi seu sucesso máximo. Ele setornou grande astro do cinema brasileiro,no papel de capitão Nascimento,policial do BOPE,quando tornou-se reconhecido imensamente pelo público,nos quatro cantos do Brasil. Em 2008, Wagner Moura fez ofilme:”Romance”. Em 2010, estrelou “Tropa de Elite 2”, a maior bilheteria e público da história do cinema brasileiro, após a Retomada. E em 2011, fez “Vips” e “O Homem do Futuro”. Em 2013, fez “Serra Pelada” que depois virou minissérie da TV Globo, além de estrear no cinema americano, no filme “Elysium”.

Em televisão, Wagner Moura começou em2003, quando a convite de Antônio Fagundes participou do seriado:”CargaPesada”.Ainda nesse mesmo ano fez, na mesma Rede Globo:”HomemObjeto”,”Sexo Frágil”,”Cena Abert’,”A GrandeFamília”.Em 2004, fez:”Fazendo História”. Em 2005,fez:”Programa Novo “e “Sitcom.br”. Em 2005 , começou emnovela e fez:”A Lua Me Disse” . E em 2007,estrelou:”Paraíso Tropical”. Foi seu grande papel emtelevisão, interpretando o vilão da novela das nove: ” ParaísoTropical”, que ainda que vilão conquistou a todos, e com o sucesso docapitão Nascimento, de “Tropa de Elite”, Wagner Moura tornou-se omaior nome dentre os astros brasileiros, quer de televisão, como de cinema, eagora ele quer o posto também no teatro, com o papel de Hamlet. Wagner Mouratambém fez o papel do presidente do Brasil Juscelino Kubitschek, no seriado”JK”, onde foi muito elogiado.

Wagner Moura é casado com ajornalista Sandra Delgado e eles têm um filho.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação