MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WAGNER MONTES


Wagner Montes nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, em 18 de julho de 1954.

Seu nome de batismo era Zenóbio da Costa e Silva. E seu nome artístico ficou Wagner Montes.

Ele era jornalista e apresentador de programas de rádio e de televisão. Começou em programas populares, como repórter policial, na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, em 1974. Estava com apenas 20 anos e imediatamente sentiu que era a área que queria trabalhar.

Em 1979, entrou para a equipe do programa”Aqui Agora”, da TV Tupi de São Paulo.

Participou como ator dos filmes “A Morte Transparente” em 1978 e “A Pantera Nua” em 1979.

Mas voltou à televisão e foi contratado pelo SBT, onde trabalhou por 17 anos. Ali participou de programas famosos, como “O Povo na TV”; “Jornal Policial”; “Clube dos Artistas”; “Musicamp” e”Musidisc”, além de ser jurado do programa”Show de Calouros“.

Em 5 de dezembro de 1981, quando trabalhava no programa ‘O Povo na TV”, sofreu um acidente de triciclo na Zona Sul do Rio de Janeiro e precisou amputar a perna direita. Apesar desse infortúnio, Wagner Montes tocou sua carreira para frente. Casou-se com a miss Brasil, Kátia Pedrosa, com quem teve um filho. Mas separou-se e casou-se novamente com Sônia Lima. atriz e jurada de TV que também trabalhava no SBT.

Wagner Montes trabalhou também na rádios Record e América de São Paulo e na Rádio Manchete do Rio de Janeiro. Em 1997, foi contratado pela CNT, para comandar o programa “190 Urgente” e depois o “Na Boca do Povo”. Na mesma emissora comandou o programa “Wagner Montes“.

Em 2003, ele passou para a TV Record, onde apresentou os programas “Verdade do Povo” e “Cidade Alerta Rio”.

Com tantos programas populares, sua vocação de político foi se salientando e em 2006 ele se afastou da televisão e se lançou candidato a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, tendo sido o deputado mais votado de sua legenda, o PDT e o mais votado do Estado.

Após a eleição, Wagner Montes voltou para a TV Record Rio para apresentar o “Balanço Geral“e  escrever uma coluna semanal no jornal carioca”Meia Hora”.

Wagner Montes faleceu no Rio de Janeiro, em 26 de janeiro de 2019, aos 64 anos de idade, depois de um infarto e de complicações com uma infecção urinária, e seu corpo foi cremado no Crematório do Caju.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação