MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


VÓ MARIA


A cantora e compositora Vó Maria nasceu na pequena Mendes, no interior do Estado do Rio de Janeiro, em 05 de maio de 1911 , com o nome completo de Maria das Dores Santos Conceição.

Ainda criança vem residir na cidade do Rio de Janeiro, sempre na Zona Norte carioca, onde trava amizade com grandes intelectuais e lideres da negritude brasileira, como o teatrólogo Abdias do Nascimento e o jornalista e diretor de TV Haroldo Costa, bem como dos consagrados compositores Pixinguinha e João da Baiana.

Em meados dos anos 1960, casa-se com Mestre Donga, o pioneiro compositor de sambas cariocas, tendo gravado a música “Pelo Telefone” em 1916. A partir de  1974, com o falecimento de Ernesto dos Santos (o grande Donga), Vó Maria passa a se dedicar mais diretamente à Música Popular Brasileira.

Lançou o primeiro disco em 2003 (com produção e idealização de Ricardo Cravo Albin), aos 92 anos, intitulado “Maxixe não é Samba” , onde gravou mestres como Heitor dos Prazeres, Sinhô e Noel Rosa.

Também compositora, Vó Maria começou a se apresentar em vários programas de Rádio e de Televisão e foi capa da revista Carioquice, editada pelo Instituto Cultural Cravo Albin, em 2014 em seu nº 41, quando celebrou bem vividos 103 anos.

Como homenagem a sua vitoriosa carreira,  Vó Maria recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultural Brasileiro.

Faleceu em Engenho Novo, aos 104 anos de idade, em 16 de maio de 2015.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação