PRÓ-TV


VICTOR CIVITA


Victor Civita, grande empresário das comunicações no Brasil, nasceu na cidade de Nova Iorque, em 9 de fevereiro de 1907. E morreu na cidade de São Paulo, Brasil, em 24 de agosto de 1990. Quase toda a sua vida profissional foi em nosso país e ele se naturalizou brasileiro.Criou um dos mais importantes e mais influentes grupos de comunicação na América do Sul.

Victor Civita, de família italiana, nasceu em Nova Iorque quase por acaso. Seu pai, Carlo Civita, seguiu até a América do Norte, a mulher de sua vida, Vittoria, filha de um barítono , que excursionava pela Itália e com quem ele queria se casar. Victor era ainda bebê, quando sua família voltou à Itália e lá ele viveu 30 anos, em Milão. Mas houve a ll Guerra, e a família voltou aos Estados Unidos. Lá Victor ficou por 10 anos e se estabeleceu na indústria gráfica.Depois escolheu o Brasil, para onde veio e que ele dizia ser  “sua pátria de coração”. O lugar onde iria plantar seus sonhos. e estes iriam ter forma de árvore e haveriam de se multiplicar e se transformar numa floresta..

Quando ele se estabeleceu em São Paulo, começou a trabalhar numa pequena sala do centro da cidade. Mas sete meses depois, lançou a primeira revista infantil: ” Pato Donald”, que ele próprio chegou a pregar nos bondes, o anúncio de seu lançamento. Já no ano seguinte, montou uma gráfica e em 1952, publicou a revista: ” Capricho”. Depois lançou: ” Manequim”, “Quatro Rodas”, “Cláudia”, ” Realidade”. E em 1968, lançou: ” Veja”, até hoje a maior revista brasileira.

No ano de 1985, ele inaugurou a Fundação Victor Civita, com o objetivo de modernizar a educação no Brasil. Depois disso fez outras revistas, comprou emissoras de rádio e de televisão, e esteve à frente do Grupo Abril até a morte, que foi em agosto de 1990.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais