PRÓ-TV


VICENTE CELESTINO


Vicente Celestino tinha como nome completo Antônio Vicente Felippe Celestino. Ele nasceu em 12 de setembro de 1895, na cidade do Rio de Janeiro.

Quando atingiu a idade de trabalhar, foi ser mecânico, embora ele próprio soubesse que queria ser artísta,ou mais propriamente, cantor, ou ator de teatro. E foi por aí que começou sua vida artística. Na sua juventude, o grande centro artístico era restrito ao teatro e ao rádio. E foi assim que Vicente Celestino começou. Ele trabalhou , tanto como cantor, como também ator de teatro. E sua figura também era agradável, bonita.

Seu início foi na antiga Rádio Sociedade do Rio. Ganhou apenas o cachê de 10 cruzeiros(moeda da época). Sua voz possante, porém, logo impressionou. E ele continuou cantando, por cachê, em todas as capitais e em muitas cidades do interior brasileiro. Foi aos poucos tornando-se o maior cantor do Brasil.

Logo ele assinou contrato com a empresa RCA Victor, principal gravadora daquele tempo. Em São Paulo, a RCA distribuía seus produtos pela Cássio Muniz S/A. Foi quase ao mesmo tempo que Vicente Celestino começou a namorar e se casou com a também cantora e atriz Gilda de Abreu. O casal de artistas, a seguir,também conheceu e se tornou bastante amigo do intelectual Oduvaldo Viana. Este era autor de várias peças de teatro. Oduvaldo Viana,porém, inteligente e moderno que era, começou a fazer filmes. E assim, foram produzidos: ” Bonequinha de Seda”, estrelado por Gilda de Abreu, com escrito e direção de Oduvaldo. Vieram mais filmes. E aí veio a vez de Vicente Celestino. Ele foi o protagonista da película que chamou-se: ” O Ébrio”. O sucesso foi inteiro e absoluto. Tanto pela história, como pela música, como pela voz do cantor. ” O Èbrio” tornou-se a música preferida do povo brasileiro. E assim, ao contrário da mania brasileira, que tem pouca memória, a música passou para a história. Todos a cantaram naquele tempo, embora seja uma música muito dramática .Até hoje a música é conhecida e se cantada, todas a reconhecem e lembram seu nome e o nome de seu cantor.

Vicente Celestino é falecido.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais