PRÓ-TV


VIA NEGROMONTE


O nome civil de Via Negromonte é Wilma Fernandes Negromonte. Ela nasceu na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em 12 de abril de 1959.É atriz e cantora. Atua em teatro, cinema e televisão. Tem grande carreira no Brasil e no exterior.

Via iniciou sua vida artística aos 16 anos, quando fez aulas de balé clássico, dramaturgia,canto lírico e popular, e dança. Fez de tudo, estudou de tudo.

Mudou-se para os Estados Unidos e morou em Nova York por dez anos Lá procurou se aprimorar em todas as áreas artísticas, com as quais tinha afinidade. Estudou no “ América Ballet Theatre” e teve professores como David Howard, Stella Adhler, Iris Hisley e Bettty Longneder.

Em 1979, estreou na Broodway, em “ West Side Story”, famosa peça musical, como Anita. Fez ainda os musicais “ Gotta Dance” e Can-Can”. Depois participou como bailarina do “ Cotton Club “de Francis Ford Coppola. Aí formou sua primeira banda. Mas foi contratada pela CBS, e gravou “ Hello Baby”, quando começou sua carreira solo.

Voltou ao Brasil e lançou dois LPs. Em 1987, ganhou o “ Prêmio Sharp “ de Música, na categoria Pop-Rock, com “ Preconceito”, No mesmo ano ganhou o prêmio de “ Melhor Atriz”, no Festival Guarnicé de São Luiz do Maranhão, por sua atuação em “ O Auto de Leidiana”,

Via Negromonte também é conhecida por seu trabalho em direção musical e coreografia em grandes espetáculos, como: “ Os Ciganos”, “ Grande Sertão: Veredas”, “ O Pedido de Casamento”, “ Romance dos Dois Soldados de Herodes”, “ Arte da África” “ Arte Pré- Colombiana”.

Em televisão:

Começou em 1989, na TV Manchete, fazendo a novela: “ Kananga do Japão”. Em 1990, fez: “ Rosa dos Rumos “ e “ A História de Ana Raio e Zé Trovão”. Em 1995, passou para a Rede Globo e fez a novela: “ Irmãos Coragem”. Em 2005, na mesma emissora, fez: “ Belíssima” e em 2007 participou da novela infantil: “Sítio do Picapau Amarelo.”

Em cinema:

A atriz participou de quase dez filmes.Em 1883, fez: “ Lontano da Dove”. Em seguida fez: “ Cotton Club”. Em 1990, fez: “ Lambada”. Em 97:” Testamento de Sr Napomuceno”. Em 98, “ O Auto de Leidiana”. Em 2010: “ Cabeça à Prêmio”. Em 2010: “ Chico Xavier” e em 2011: “ As Mães de Chico Xavier”.

Em teatro:Fez muitas peças. Citemos: “ Romeu e Julieta”, “ Mame”,” Orfeu da Conceição”, “ Os Físicos’, “ O Pedido de Casamento”. “ Lírico, Épico ,Cômicos e Absurdos”, Yves Alves” e outras.

Via Negromonte foi casada com o ator Nelson Xavier por 23 anos, mas se separou em 2010.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais