PRÓ-TV


VANJA ORICO


O nome de Vanja Orica era Evangelina Orico. Ela nasceu em 15 de novembro de 1929, na cidade do Rio de Janeiro.

Era cantora e atriz, além de cineasta. Sua principal área de atuação foi o cinema, embora tenha se apresentado como cantora em grandes casas de espetáculo do mundo inteiro e gravado muitos discos.

Vanja Orico era filha do diplomata e escritor Oswaldo Orico. Por causa disso, desde cedo estudou em Roma e viveu em vários outros países.

Em 1950, Vanja foi convidada pelo importante cineasta italiano Federico Fellini para atuar em um filme sob sua direção. E ela então fez: “ Luci Del Varietá”(que recebeu em português o título de “ Mulheres e Luzes”). Nesse filme, Vanja aparece cantando: “ Meu Limão, Meu Limoeiro”.

Depois disso, Vanja voltou para o Brasil e em 1953 foi convidada para outro importante filme, desta vez nacional, que foi o : “ Cangaceiro”. E foi rodado em São Paulo, na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, que fica em São Bernardo.E aí ela cantou: “ Muié Rendeira”.Ficou famosa por cantar essas músicas bem nordestinas e de cangaço. Participou de vários filmes sob esse tema, como: “ Lampeão, o Rei do Cangaço”,” Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro”.

Como cantora, Vanja também começou cedo. Em 1954, gravou no Rio de Janeiro seu 1º LP, onde interpretou: “ O Uirapuru” e “João Valentão”. Gravou ainda sua primeira composição, que teve como arranjador, o então principiante Antônio Carlos Jobim, e se chamou: “ Confissão”. Seu 2º LP, Vanja gravou na União Soviética, onde cantou:“ Muié Rendeira”, que virou sucesso em toda a Europa; No início de 1960, Vanja cantou no “ Cornegie Recital Hall, de Nova York. Outro sucesso.

A cantora e atriz morou muitos anos no exterior, em que cantava e lançava músicas brasileiras. Gravou músicas de Caymi, de Catulo da Paixão Cearense, dos irmãos Marcus e Paulo Sérgio Valle, de Vinícius de Moraes e outros.

Gravou muitas músicas temáticas de filmes.

Em 1980, então no Brasil, Vanja criou o projeto” Rio Boa Praça”, desenvolvido na Praça do Meyer, no Rio de Janeiro. Mas continuou gravando sempre.

Em1997, gravou: “ Vanja e o Quinteto Violado”,com músicas de compositores importantes, mas músicas também de sua autoria. Gravou pelos selos: Chantecler, Selo Set e Independente.

Como cineasta:Em 1973, Vanja escreveu e dirigiu: “ O Segredo de Rosa”, seu único trabalho como diretora.

Como atriz:Vanja participou de cerca de vinte filmes, tendo sido o 1º em 1950, sob direção de Fellini e o último em 1994: “ Terceira Margem do Rio”

Vanja Orico foi casada com o ator André Rosenthal,(falecido em 1999) e eles tiveram o filho Adolfo Rosenthal, cineasta.

Faleceu em 28 de janeiro de 2015, aos 83 anos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais