MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


VANESSA GERBELLI


Vanessa Gerbelli Ceroni é o nome completo da atriz Vanessa Gerbelli. Ela nasceu no município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, em 6 de agosto de 1973. É atriz de televisão, cinema e teatro. Desde menina, incentivada por uma tia, a atriz Noemi Gerbelli, Vanessa gostou de teatro. Aos sete anos, participou de uma peça infantil.

Aos 15 anos, já tendo escolhido sua profissão, depois de fazer parte de uma banda musical de seu irmão, como cantora, começou a participar de espetáculos musicais de São Paulo. E nisso ficou por dez anos consecutivos. Marcante, nessa época, foi a participação na peça: ” Casas de Cazuza”, onde foi cantora e atriz. Fez então, concomitantemente o curso universitário de Publicidade.Escolha que fez mais para agradar o pai, advogado e Secretário Jurídico da cidade de São Bernardo. Mas Vanessa deixou o curso e entrou na Faculdade de Belas Artes da USP, onde se formou bacharel em pintura, outra grande paixão.

O começo de sua carreira profissional em televisão, foi em 2000, na novela da Globo: ” O Cravo e a Rosa”. Em 2002, entrou em: ” Desejos de Mulher”. Em 2003 fez: ” Tubanacan” e ” Mulheres Apaixonadas”. Em 2004, entrou em: ” Cabocla” e ” da Cor do Pecado”. Em 2006, transferiu-se para a Rede Record de Televisão e fez: ” Prova de Amor”. Em 2008, fez: “Amor e Intrigas”. E em 2011, “Vidas em Jogo”.

A atriz fez ainda na Globo os seriados: ” Brava Gente”, em 2001; ” A Diarista”, em 2004 e ” Carga Pesada”, em 2005. Na Record, em 2009, fez: A Lei e o Crime”. Participou ainda das minisséries: “Carandiru e Outras Histórias”, em 2005, na Globo e ” A História de Ester”, em 2010, na Record.

No cinema, Vanessa Gerbelli esteve nos seguintes filmes: ” Carandiru”; ” Os Desafinados”; ” Sem Controle” e “As Mães de Chico Xavier”.

No teatro, a atriz começou em 1993, na peça: ” Hotel dos Amores”. Em 97 e 98, fez o musical: ” Musical Pocket Brosdway”. Em 99: “Turandot”. Em 2000: “Casas de Cazuza”. Em 2001: ” Eles Não Usam Black -Tie” e ” A Luta Secreta de Maria da Encarnação”. Em 2004, fez: ” Tartufo” e Orlando”. Em 2005: ” Pedro e Domitila”. Em 2006: ” Um Marido Ideal” e em 2009: “As Meninas”.

Em 2014, retorna a TV Globo, na novela das 21 horas: “Em Família”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação