PRÓ-TV


VANESSA DA MATA


Seu nome completo é Vanessa Sigiane da Mata Ferreira. Ela nasceu em 10 de fevereiro de 1976, na cidade de Alto Graças, no estado de Mato Grosso.Ela é cantora, compositora e foi modelo.

A cidade onde ela nasceu é pequena e cercada de rios e matas e fica a 400 quilómetros de Cuiabá. A mãe de Vanessa é dona Sebastiana e o pai seu Divinor. Ela professora do ensino fundamental e ele um caminhoneiro que prosperou e se tornou pecuarista. Através da avó materna, Vanessa descende de índios xavantes.

Desde menina, Vanessa gostava de música e ouvia de tudo em rádio. De Luiz Gonzaga a Milton Nascimento, de música caipira a brega italiana, através de seu rádio AM. Em 1990, com 14 anos, quis mudar-se para Uberlândia, Minas Gerais.E foi sozinha. Hospedou-se em um pensionato e pouco depois começou a se apresentar cantando em bares, bailes, etc. Começou a cantar com uma banda feminina de reggae: “ Shalla-Ball”. Três anos depois, passou para a banda jamaicana: “ Black Uhuru”. E depois para o grupo: “ Mufuá”. Era também jogadora de basquete e se apresentava em desfiles, como modelo.

Com 21 anos, em 1997, conheceu Chico César e com ele compôs: “ A Força Que Nunca Seca”. Maria Bethânia gravou. A gravação concorreu ao Grammy Latino e também apareceu no CD de Chico: “ Mama Mundi”. E ela foi considerada uma grande compositora.

Seus principais discos:

Em 2002 gravou: “ Vanessa da Mata”( vendeu 150.000 discos). Em 2004 gravou: “Essa Boneca Tem Manual”( vendeu 250.000). Em 2007: “ Sim” (vendeu 600 mil discos).. Em 2009, gravou: “ Multishow ao vivo” (vendeu 150 mil). Em 2010, gravou: “ Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias”( vendeu 100 mil)

Seu DVD:

Em 2009, gravou: “ Multishow ao Vivo”.

Turnês:

Vanessa fez várias turnês, com todas as músicas que gravou, sendo que a última delas é a “ Turnê Nívea VIVA”- com músicas de Tom Jobim.

Prêmios:

Vanessa da Mata já recebeu vários prêmios.

Prêmio Multishow: Em 2006, ganhou com a “ Melhor Música’- “ Ai, Ai, Ai”. Em 2008, com a música:” Boa Sorte”. Em 2009: “ Amado”.

Grammy Latino: Em 2000, teve indicação por: “ A Força Que Nunca Seca”. Em 2008, teve indicação por: “ Acode”. Em 2008 ainda indicação com o “ Melhor Álbum de Pop Contemporâneo”, pela música:” Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias”.

Em 2007- “ Uma das cantoras mais criativas”. Em 2011- “ Melhor Cantora”.

Vida pessoal: Vanessa da Mata foi casada com o ator Gero Pestalozzi e eles adotaram três crianças: Filipe, Micael e Bianca.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais