MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


VAGAREZA


Hamilton Augusto Ferreira nasceu em 02 de maio de 1928, na cidade do Rio de Janeiro.

Logo cedo percebeu que sua vocação era a arte. Pensou em teatro. No princípio em peças sérias, mas seu tipo físico o levou à comédia. Em 1952, entrou para a Companhia Teatral de Juan Daniel, pai de Daniel Filho, que veio a ser grande nome da TV Globo. Adotou o nome artístico de Vagareza e do Teatro de Revista, para a televisão, foi um pulo. Ele atuou na primeira montagem da “Escolinha do Professor Raimundo”.

Vagareza casou-se com Siwa, que foi bailarina e atriz, e com ela viveu até o fim de seus dias. No final dos anos 1950, ele e a esposa fizeram shows por todo o país, com muito sucesso. Ganhou o nome de Vagareza em Recife, pois tinha um tipo que fazia e que dizia sempre: “Comigo é na vagareza.”

Ele participou dos principais programas humorísticos da televisão brasileira. Fez “Times Square”; “Noites Cariocas”, e muitos outros. Fez também vários filmes, entre os quais “Eu Sou o Tal”; “Quanto Mais Samba Melhor”; “Mulheres e Espiões”; “Os Apavorados” e “Crônica da Cidade Amada”. Esse foi seu último filme.

Vagareza morou vários anos na cidade de São Paulo, com sua mulher e sua filha. Lá montou uma academia de dança para a esposa.

Vagareza morreu a 18 de abril de 1997, em São Paulo, aos 69 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação