MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


UMBERTO MAGNANI


Umberto Magnani Netto nasceu em 25 de abril de 1941, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo.

Foi  ator, diretor, produtor  e professor de interpretação.

A carreira começou no interior como locutor de um programa infantil no rádio. Veio para São Paulo e se formou como ator na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP em 1966.

Estreou nos palcos, em 1966, no espetáculo “Somos Todos do Jardim da Infância”.  Atuou em outras montagens importantes como “Este Ovo é um Galo”; “O Burguês Fidalgo”; “Paiol Velho”; “Morte e Vida Severina”; “Palhaços”; “O Carrasco do Sol”; “Frank V”; “Reveillon”; “Concerto nº 1 Para Piano e Orquestra”; “O Santo Inquérito”; “Mocinhos e Bandidos”; “Lua de Cetim”; “Um Tiro no Coração”; “As Margens do Ipiranga”; “Jesus Homem”; “Tartufo”; “Avesso”; “Dilema de Amor” e “Honra”.

Teve uma grande carreira na Televisão, onde chegou em 1968, na TV Excelsior, para participar da novela “Legião dos Esquecidos”. Em 1970, na TV Record, esteve no sucesso “As Pupilas do Senhor Reitor” e em 1973 foi para a TV Tupi atuar na novela de Ivani Ribeiro, “Mulheres de Areia“.  Ficou quase 10 anos afastado da Televisão, se dedicando ao Teatro, e retornou em 1983, na  novela “Razão de Viver”, no SBT.

Em 1984, Umberto Magnani estreou na TV Globo na minissérie “Anarquistas, Graças a Deus”, atuando depois em “Grande Sertão:Veredas” e “Memórias de um Gigolô”. Em 1990 se transfere para a TV Manchete onde participa das minisséries “Rosa dos Rumos”; “Ilha das Bruxas” e “Floradas na Serra”.

Ele voltou para a Rede Globo em 1991, onde fez a novela “Felicidade”, de Manoel Carlos. Passou novamente pelo SBT, na novela que fez muito sucesso na emissora e que foi “Éramos Seis”, em 1994.

Novamente na Rede Globo de Televisão, fez uma série de bons trabalhos nas novelas “História de Amor”; “Por Amor”; “Laços de Família”; “Presença de Anita”; “Mulheres Apaixonadas”; “Cabocla”; “Alma Gêmea” e “Páginas de Vida”, de 2006.

Mais uma vez se muda para o SBT, e em 2007 atua em “Amigas e Rivais”. Na sequência assinou  contrato com a TV Record e lá fez “Chamas da Vida“, em 2008; “Ribeirão do Tempo”, em 2010; “Máscaras” e “Balacobaco”, em 2012 e “Milagres de Jesus”, em 2015. Em 2016, retornou a TV Globo no seriado “Conselho Tutelar” e na novela “Velho Chico”.

Fez ainda os filmes, “Chão Bruto” em 1976; “A Hora da Estrela” em 1985; “Kuarup” em 1989; “Cronicamente Inviável” em 2000; “Cristina Quer Casar“, de 2003; “Quanto Vale ou é Por Quilo?“, de 2005 e “Os Inquilinos” de 2005.

O ator Umberto Magnani faleceu em 27 de abril de 2016, aos 75 anos de idade, durante as gravações de cenas da novela “Velho Chico”, no Rio de Janeiro. Era casado com a ex-atriz Cecília Maciel e teve três filhos, um deles o ator Beto Magnani, e teve um Acidente Vascular Encefálico (AVE).

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação