MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


UGO GIORGETTI


Ugo César Giorgetti nasceu em São Paulo em 28 de maio de 1942.

Começa como roteirista e diretor de filmes publicitários em 1966, atendendo algumas das maiores agencias de propaganda do País.

No início dos anos 1970 dirige dois curtas metragens sobre a cidade de São Paulo. E o primeiro longa como diretor vai ser em 1977 e se chama “Quebrando a Cara”, um documentário sobre a carreira de Éder Jofre.

Grande cineasta brasileiro, dirige sua primeira ficção em 1985, “Jogo Duro” sobre um grupo de marginalizados que ocupam uma casa em um bairro nobre de São Paulo.

Quatro anos depois ele realiza “Festa” estrelado por Antonio Abujamra, Adriano Stuart e Jorge Mautner, que ganha o Festival de Cinema de Gramado como melhor filme do ano, em 1989.

Em 1995 Ugo Giorgetti lança mais um sucesso de crítica: “”Sábado”, com Giulia Gam, Jô Soares, Otávio Augusto e Maria Padilha no elenco.

Mas o reconhecimento maior do público e dos críticos vem em 1998 com “Boleiros: Era Uma Vez o Futebol”, um filme que rendeu excelente bilheteria e uma continuação em 2004.

Em 2004, a Coleção Aplauso Cinema Brasil, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, publicou o livro “Ugo Giorgetti – o sonho intacto”, escrito por Rosane Pavam.

Desde 2006, o cineasta que também produziu os longas “Uma Outra Cidade” e “O Príncipe”, assina uma coluna semanal sobre futebol no jornal “O Estado de S.Paulo”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação