MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TOQUINHO


Toquinho tem como nome de registro Antônio Pecci Filho. Seus pais são Antônio Pecci e dona Diva. Ele nasceu em São Paulo, no dia 6 de julho de 1946.

Sua mãe o chamava de”meu toquinho de gente”e com isso seu apelido pegou, e o consagrou. Ele passou a ser o famoso e querido Toquinho, violonista, cantor e autor de inumeráveis músicas brasileiras. Desde adolescente começou a se interessar por música e já tendo seu violão, aos 14 anos começou a ter aulas com Paulinho Nogueira. Depois procurou aprimorar-se sempre. E teve aulas com muitos professores.

Pode-se citar entre outros;Edgar Janulo, Oscar Castro Neves, Isaias Sávio. Já compositor, fez aulas de orquestração com o maestro Léo Peracchi. Em 1960 , fez parte de um talentoso grupo de artistas que estava começando a carreira, entre os quais; Elis Regina, Marcos Valle, Chico Buarque. Walter Silva, os adorava e os reunia, para fazerem apresentações. Com isso os lançou e os incentivou. Aos 17 anos, Toquinho fez, em parceria com Chico, a sua primeira música que foi gravada.”Lua Cheia”. Toquinho já havia participado, como músico, de shows como: “Liberdade, Liberdade” e “Esse Mundo ë Meu”. No ano de 68 , Toquinho se emocionou muito, ao ver gravado seu primeiro disco instrumental:”O Violão de Toquinho”.

Apareceu então em alguns programas de televisão e estava dado início realmente profissional desse artista que não mais parou. Em 68 ainda compôs com Paulo Vanzolini:”Boca da Noite”. Em 69 , Toquinho foi à Itália, onde estava morando Chico Buarque e lá ele ficou 6 meses, fazendo inúmeras apresentações. Ao todo fizeram 48 shows. De volta ao Brasil, em 1970, Toquinho conheceu Vinícius de Moraes e este o convidou para um parceria que foi muito bem recebida e que durou 10 anos. Os dois fizeram juntos mais de 1000 apresentações em todo o país. E várias gravações. Fizeram os Circuitos Universitários, fizeram trilhas sonoras para novelas de televisão, e tiveram momentos espetaculares. Um show da dupla, , mais Tom e Miúcha, ficou no Canecão, no Rio de Janeiro, por 7 meses, recorde nunca antes ou depois batido.

Em 71, Toquinho musicou, junto com Gianfrancesco Guarnieri a peça de teatro:”Castro Alves Pede Passagem “. E em 73, “UM Grito Parado no Ar” e “Botequim”. Em 77 lançou dois LPs da Philips:””Toquinho Tocando “e “Toquinho Cantando”. E em 79, “Os 10 Anos de Toquinho e Vinícius”. Além de excursionar por todo o Brasil, Toquinho fez apresentações no exterior, em Bueno Aires, por exemplo, e em várias cidades daquele país. E lançou, com Vinícius:”Um Pouco de Ilusão”, que foi o último trabalho da dupla. Em 81, Toquinho foi novamente para a Itália e depois França, onde se apresentou no Olimpiá, de Paris. Em 82, o músico foi Bogotá, Cali, e novamente Itália, onde Toquinho ganhou um Disco de Ouro.

Em 83, no Brasil, Toquinho fez seu 35º disco. Ainda nesse ano, conduziu, no Teatro Sistina, de Roma, o espetáculo;”Canta Brasil”. Ainda em 83, ele monta um trabalho para crianças:” Casa de Brinquedos ,” e em 84, na mesma linha:”Sonho Dourado”. Em 85 gravou:”A Luz do Solo”. Em 86, lançou:”Coisas do Coração”, e fez muitos shows em cidades do Japão, gravando, junto com Sadao Watanabe: “Vamos Juntos”. Em 87 foi 3 vezes para o Chile. Em 90, Toquinho gravou seu 42º disco. Ele é , sem dúvida, um artista consagrado do Brasil e muito querido também no exterior.

E sua carreira continua com viagens ao Japão, à toda a Europa, aos Estados Unidos e muitas gravações no Brasil. Em 96 ele fez muito sucesso com o show:”Toquinho 30 anos de Música.” Ganhou então vários prêmios. E assim, de show em show, de disco em disco, Toquinho chegou ao ano 2000 e, em 2005, organizou uma excursão com o show: “Toquinho 40 Anos”, e viajou por todas as principais capitais do Brasil. Fez ainda várias viagens pela Europa e pela América Latina. Suas apresentações são sempre calorosas, suas músicas são cantadas por todo o público, mas, ainda o que faz o público levantar, é o som de seu violão, inigualável.

Nos últimos anos, lançou algumas coleções com regravações de seus maiores sucessos, e continua a fazer shows por todo o mundo, com o mesmo brilho e talento de sempre.

Entre suas músicas de sucesso estão ás músicas infantis: “ Aquarela”, “Arca de Noé”, “ O Pato”, “ A Bicicleta”, “ A Bola”, “ O Caderno” e “ A Bailarina”.

Sobre a vida de Toquinho, foi escrito por Wagner Homem e João Carlos Pecci( que é irmão de Toquinho e que sofreu um acidente de carro, quando universitário, ficando paraplégico), o livro: “ Toquinho- Histórias e Canções”, que fez muito sucesso, pois é um lindo relato da vida do músico e traz as letras das canções.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação