MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TONY BELOTTO


O nome todo do músico Tony Belloto é Antõnio Carlos Liberalli Bellotto. Ele nasceu em São Paulo, em 30 de junho de 1960. Filho de Heloisa Liberalli Bellotto, conhecida doutora em arquivística, ele é também escritor, compositor, apresentador de programas de televisão. Ele é bisneto de italianos e neto de portugueses.

Em 1970, isto é, quando o garoto tinha apenas 10 anos, resolveu qual seria sua carreira profissional. Isso aconteceu após ter lido uma reportagem sobre o famoso cantor e músico americano Jimi Hendrix, na revista “Manchete”. Ele começou a ouvir seus discos e se encanou com o rock. Foi conhecendo outros artistas, ao mesmo tempo em que começava a tocar violão, depois guitarra e a fazer suas próprias canções. Além disso era um leitor contumaz. Lia Jorge Amado, Ernest Hemingway, Herman Melville, Rubem Fonseca e outros grandes nomes da literatura. Dentro de seu coração de menino, nascia também o desejo de ser escritor.

Aos 14 anos ganhou sua primeira guitarra. Ouvia sempre a ” Jovem Guarda” e era fascinado pela música dos Beatles: ” Yellow Submarine”. Em 1975,passou um tempo morando nos Estados Unidos.Quando voltou e foi morar em Assis, ouvia tambérm Caetano Veloso, João Gilberto, Luiz Melodia. Começou a percorrer faculdades e bares, tocando seu violão e cantando suas próprias canções. Entrou para a Faculdade de Arquitetura,em Santos, mas a deixou no meio, pois sua agenda artística já era extensa.

Em 1982, nasceu sua primeira filha Nina, de seu casamento com Ana Paula Silveira.

Foi nessa época que começou a dividir o palco com Paulo Miklos, Branco Mello, Marcelo Fromer, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Sérgio Reis e Charles Gavin. Esta foi a primeira formação dos “Titãs”, grupo musical que se formou nos anos 80 e é sucesso até os dias de hoje, embora a formação atual seja diferente, pois Marcelo Fromer faleceu, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Sérgio Britto e Charles Gavin estão em carreira solo.

Em 1990,Tony Bellotto casou-se com a famosa atriz Malu Mader, com quem teve os filhos João e Antônio, que nasceram em 95 e 97. A família mora no Rio de Janeiro.

Como escritor, Bellotto lançou em 95 o livro: ” Bellini e a Esfinge”, a história de um detetive, que vive no sub-mundo de São Paulo. Em 97, lançou: ” Bellini e o Demônio”. Em 2001, lançou: ” BR 163-Duas Histórias na Estrada”, e ainda, para o público juvenil: ” O Livro do Guitarrista”. Em 2002, Roberto Santucci Filho adaptou para o cinema, o livro de Bellotto: ” Bellini e a Esfinge”. Esse filme ganhou o prêmio de público de melhor longe metragem de ficção, no Festival do Rio BR 2001. Em 2007 escreveu: ” Os Insones”.

Tony Bellotto apresenta no Canal Futura, o programa: ” Afinando a Lingua”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação