MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TOM ZÉ


Antônio José Santana Martins é onome de Tom Zé. Ele nasceu em 11 de outubro de 1936, na cidade de Irará,Bahia. Nascido de família abastada, Tom Zé passou a primeira infância nosertão baiano, mas mudou-se depois para Salvador, quando foi fazer seus estudosginasiais. Quando adolescente passou a se interessar por música, eestudou violão. Apresentou-se em programas de calouro e assim começou suacarreira.Em 1960, entrou para a Escola de Música da Universidade Federal daBahia, quando conheceu, entre outros professores, Hans Joachim Koellreuter,ointrodutor da dodecafonia, que empolgou Tom Zé. Também nessa época, eleconheceu e se ligou a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia,Gal Costa. Eeles fizeram juntos:”Nós, Por exemplo”, no Teatro CastroAlves em Salvador. Com o mesmo grupo, Tom Zé foi para São Paulo , ondeencenaram:”Arena Canta Bahia”,sob direção de Augusto Boal. E aíeles gravaram : “Panis et Circensis”, o disco que marcou o lançamentodo movimento Tropicalista, em 1968.

Nesse mesmo ano, Tom Zé ganhou o primeirolugar no IV Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com acanção:”São, São Paulo, Meu Amor”. De 1970 a 1980, o cantorcresceu musicalmente, mas não atraiu a atenção do grande público. No finalde 80, foi descoberto pelo músico David Byrne, que lançou sua obra nos EstadosUnidos. E sua carreira cresceu, passando a atrair platéias da Europae Estados Unidos. Em 1998, gravou:”Com Defeito deFabricação”, um álbum que teve muita aceitação no exterior, e que foilançado pelo selo americano Luaka Bop. A crítica americana achou que Tom Zé éum artista maravilhoso, um perfeita junção da inteligência com apaixão. Mas a admiração no exterior, rende mais prestígio quedinheiro.

Gravou 1 LP em 1968, com otítulo”:Tom Zé”. Em 72, lançou:”Se o Caso Ë Chorar”; em73:”Todos os Olhos”; em 78:”Estudando o Samba’; e “Correioda Estação do Brás”; em 84:”Nave Maria”. Em 90gravou”:”The Best of Tom Zé”; em 92:”The Hips of Tradution”-edição norte americana; em 94:” Tom Zé”; e”Prestígio”; em 97:”20 Preferidas”; em 97:”Parabelo-música para o Grupo Corpo”; em 98: “No Jardim da Infância”; em98:”Com Defeito de Fabricação”; em 99;”Postmodem Platos”;em 1999:”Imprensa Cantada”; em 2000:”Jogos de Amar”; em2002;’Jogos de Amar”- Edição Francesa; em 2002 ainda:”Santagustin”;em 2003: “Imprensa Cantada”; em 2005:”Estudando o Pagode”;em 2006:”Dança:-eh-sá”; em 2008: “Estudando a Bossa” e em 2010, “O Pirulito da Ciência”.

Tom Zé é paulista adotado ,corintiano profissional, como ele mesmo diz Muito prestigiado no Recifee querido e respeitado em todo o Brasil, Tom Zé e’um grande músico nacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação