MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TOM VEIGA


Neilton Veiga Júnior nasceu em 6 de fevereiro de 1973, em São Paulo.

De apelido Tom desde pequeno, ele se tornou conhecido no Brasil todo ao assumir a voz do papagaio Louro  José nos programas de Ana Maria Braga.

Tom Veiga começou a carreira trabalhando em uma empresa de eventos na capital paulista, nos anos 1980, mas tudo mudou quando ele conseguiu uma vaga na produção do programa “Note e Anote”, comandado por Ana Maria Braga, na TV Record, em 1989.

Começou como assistente de produção e logo se tornou produtor do programa da apresentadora que já tinha uma grande audiência  na emissora, principalmente em São Paulo.

Tom Veiga se tornou o Louro José em 1992, quando a apresentadora revelou a sua produção que queria um pequeno animal, talvez um papagaio, para conversar com ele durante o programa. E ele virou não só a voz do papagaio, como o seu manipulador e o criador das suas falas.

Louro José por meio de Tom Veiga se tornou uma participação atuante e engraçada, um personagem importante e muito querido do programa “Mais Você”, comadnado por Ana Maria nas manhãs da TV Globo, como se tivesse vida própria. E nisso se observa bem as qualidades de ator de Tom Veiga.

Ele tornou-se tão importante, que empresas comerciais criadoras de bonecos, fizeram o sucesso do Louro José e até músicas com ele foram lançadas pelas gravadoras Sony e BMG. E o boneco, bem fiel ao original, foi lançado pela fábrica de brinquedos IFA.

Tom Veiga  faleceu inesperadamente, no Rio de Janeiro, em sua casa, no dia 1º de novembro de  2020, aos 47  anos de idade e foi sepultado c om o boneco do Louro José no Cemiterio do Horto, na cidade de São Paulo.
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação