MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TIZUKA YAMASAKI


Tizuka Yamasaki é uma cineasta brasileira, que nasceu na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1949. Filha de pais japoneses, Tizuka é a primeira mulher nipônica a atuar com relevo no cinema brasileiro. Nasceu numa fazenda de café no Rio Grande do Sul. Sua família, porém, cedo se mudou para Atibaia, interior de São Paulo, e foi aí que a menina se criou. Mas, aos 15 anos ela se transferiu para a capital São Paulo, para estudar e depois prestou vestibular para arquitetura, na Universidade Federal de Brasília. Para lá se mudou e estava quase em meio ao curso, quando resolveu transferir-se para a Universidade Federal Fluminense, e ingressou na Faculdade de Cinema. Com ela transferiram-se outros colegas, também interessados em cinema, entre os quais Lael Rodrigues, que acabou sendo seu sócio e também tornou-se cineasta.

O professor e diretor já famoso Nelson Pereira dos Santos ligou-se muito aos jovens amantes de cinema e juntos eles desenvolveram planos para o lançamento da revista: “Luz e Ação”, que acabou nem saindo. Tizuka, porém, já decidida, virou continuísta e fotógrafa de cena, do filme: ” O Amuleto de Ogum”, de 1974.

Em 1978, Tizuka abriu a produtora CPC, em sociedade com o cineasta Lael Rodrigues e Carlos Alberto Luiz. A CPC produziu filmes importantes, como: ” Bar Esperança”, ” Rio Babilônia”, ” Idade da Pedra’. Em 1980, Tizuka começou a aprontar o roteiro do filme: ” Gaijin- Caminhos da liberdade”, um longa metragem, em que ela conta um pouco da história de sua própria família de japoneses pobres, quando imigraram para o Brasil e foram para o interior paulista e as dificuldades que passaram, no começo do século. O filme transformou-se num grande sucesso. Conquistou vários prêmios, como o de ” Melhor Filme”, no Festival de Gramado e uma menção especial, no Festival de Cannes.

Em 1983, Tizuka filmou: ” Parahyba, Mulher Macho”.Em 1988, Tzuka filmou: ” Patriamada”. Em 1990, filmou: ” Lua de Cristal”. Fez depois, em 97: ” O Noviço Rebelde”; Em 98: ” Fica Comigo”. Em 99: ” Xuxa Requebra”.Em 2000: ” Xuxa Popstar”. Em 2005: ” Gaijin- Ama-me Como Sou”. Em 2009: “Xuxa e o Mistério de Feirunha”. A seguir:” Amazônia Caruana”. Em 2010: ” Aparecida- O Milagre”.

Tizuka Yamasaki tem também grande atuação em televisão, como diretora e roteirista. Em 1888, dirigiu: “O Pagador de Promessas”, minissérie da TV Globo. Em 89: ” Kananga do Japão”, novela da TV Manchete. Em 92: ” Amazônia”, Em 1994: ” Madona do Cedro” , minissérie da TV Globo e em 2004: “Metamorphoses”, da Rede Record.

Ela dirigiu a ópera: ” Madame Butterfly, o vídeoclip: ” Jimmy Clift”, além de inúmeros comerciais. Também é convidada para muitas palestras em universidades e centros de cultura..

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação