MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TITO MADI


Chauki Maddi nasceu em Pirajui, interior de São Paulo, em 12 de julho de 1929.

Cantor da TV Tupi, canal 3 de São Paulo e da TV Tupi canal 6, do Rio de Janeiro nos anos 1950, ele nasceu em uma família de músicos  e aos 10 anos já cantava em festas da escola.

Adotou o nome artísticos de Tito Madi e em 1949 compôs sua primeira música, “Eu Espero Você“, mas a carreira começou mesmo em 1952, quando se mudou para São Paulo e foi trabalhar na Rádio Tupi.

Foi parceiro musical do maestro Georges Henry e gravou seu primeiro disco pela Continental Discos em 1954, com o sucesso “Não Diga Não“. Sua carreira somou quase sete décadas e cinquenta e quatro discos lançados. Em 1957 foi eleito o melhor compositor do Rádio Brasileiro pela Revista do Radio, em juri organizado pela Associação Brasileira de Radio (ABR).

Sua composição “Chove Lá Fora”, foi um dos maiores sucessos em 1957 e ganhou versões em inglês, gravadas por Della Reese e pelo conjunto The Platters. Em 1960, mais um grande sucesso, a música “Menina Moça”, que lhe confere o Troféu Chico Viola, entregue na TV Record, canal 7.

Outra música, “Gauchinha Bem Querer“, também lançada em 1957,  virou um dos símbolos do Estado e do povo do Rio Grande do Sul. Fundador da SOCINPRO ( Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais ) em 1962, sempre lutou pelos direitos autorais do compositor brasileiro.

Seu último disco foi em 2015 e se chamava “Quero te dizer que te amo“. Tito Madi faleceu em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro,  em 26 de setembro de 2018,  e foi sepultado no Cemitério São João Batista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação