MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TIRIRICA


O nome do comediante Tiririca é Francisco Everaldo Oliveira Silva. Ele nasceu em Itapipoca, no Ceará, em 1º de maio de 1965.

Tiririca integrou-se à política e foi candidato à deputado federal, tendo sido o 2º mais votado em toda a história da república do Brasil. Hoje ele é deputado federal pelo Partido da República, por São Paulo, cidade onde mora e onde fez boa carreira artística.

Tiririca começou a fazer circo, na sua cidade de Itapipoca. Seu apelido lhe foi dado pela mãe, por sua personalidade forte. Ele era malcriado e zangado, dizia a mãe. E os circos onde ia, eram pequeninos, como era comum no nordeste. Eram apenas barracas.. Tiririca viveu também em várias outras cidades, como Pindoretama, Aquiraz, Cascavel. Ele aparecia gritando: “ Olha o homem que vira peixe”. Espetava um peixe numa vara, ia correndo e girando o pau. E todos riam. Depois foi para Fortaleza e seu nome cresceu.

Conseguiu que barraqueiros se cotizassem e lhe pagassem o 1º CD. E este CD vendeu 1 milhão e meio de cópias. Foram distribuídas primeiramente só no nordeste, mas depois foi para o sul, onde sua música: “ Florentina”, fez muito sucesso. A gravadora Sony Music comprou o disco e o distribuiu nacionalmente.

Em 1997, gravou seu 2º CD, que foi: “ O Padroeiro do Ceará”. Em 1997, gravou novamente: “ Florentina” E em 1999: “ Dança da Rapadura”. Todas muito populares, como é o seu estilo.

Tiririca então entrou para a televisão. Abandonou temporariamente sua carreira musical . Primeiramente foi contratado pela TV Manchete e foi ser apresentador de um programa infantil. Depois passou para a TV Record e fez: “ A Escolinha do Barulho”. Em seguida passou para o SBT e entrou no “ A Praça é Nossa”. Voltou à Record, no programa: “ Tom Cavalcante”.

Foi quando ingressou na política. Houve problemas para sua diplomação, pois todos afirmavam que ele era analfabeto. Mas Tiririca conseguiu passar nos testes e hoje o que quer é integrar a Comissão de Educação e Cultura, para melhorar o acesso das crianças aos estudos, que não sejam, como ele foi.

Obra Publicada: As piadas de Tiririca, pela Editora Matrix.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação