MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TINO MARCOS


Tino Marcos Batista Fernandes é o nome completo do repórter esportivo Tino Marcos. Ele nasceu em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, em 15 de maio de 1962. Estudou Jornalismo na Faculdade da Cidade, no Rio.E foi trabalhar como estagiário no ” Jornal dos Sports”, em 1983.

Em 1984, Tino Marcos passou para o jornal ” O Dia”. Fez então um breve estágio na TV Globo.E também trabalhou na TV Educativa. Em 1985, foi contratado pela Rede Globo. Cobriu a Copa América, em 89;a Copa da Mundo na Itália, em 90, a Copa dos Estados Unidos,em 94; as Olimpíadas, em 96, em Atlanta;a Copa do Mundo na França, em 98;a Copa da Coréia e do Japão, em 2002 ; as Olimpíadas de Atenas, em 2004; e a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Tino Marcos fez vários furos esportivos muito marcantes, como por exemplo: foi o único repórter de campo que registrou o pênalti perdido pelo jogador Roberto Biaggio, e que deu a vitória da Copa ao Brasil. Foi ele também quem cobriu o episódio acontecido com o maratonista brasileiro Vanderley Cordeiro, que na Maratona dos Jogos Olímpicos, de 2004, foi interceptado por um assistente maluco,mas que assim mesmo continuou a prova e ganhou em 3º lugar. E vários outros importantes momentos do esporte brasileiro e internacional, foram cobertos por esse repórter excepcional.

Tino Marcos ganhou duas vezes o Prêmio Comunique-se, como Melhor Repórter Esportivo, em 2002 e 2005.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação