MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TINA KARA


O nome civil de Tina Kara é Ana Cristina Cara. Ela nasceu em Bauru, interior do estado de São Paulo, em 9 de setembro de 1985. É atriz e atua em televisão, teatro e cinema.

Tina Kara é formada em Direito.

Em teatro:

Foi onde ela começou. Em 1995 atuou em duas peças: “ Nossa Senhora Latrina” e “ Soltando o Verbo”, ambas dirigidas por Paulo Neves.Com o mesmo diretor, em 1996, fez: “ Laços”, e em 98: “ Psiquê”.Em 2006, sob direção de Caco Ciocler ,participou da peça: “ A Frente Fria que a Chuva Traz”. E em 2007, fez a peça: “ As Filhas da Mãe”.

Em televisão:

Em 2005, Tina deslanchou em sua carreira, após fazer “ Oficina de Atores do Caldeirão do Huck”,da Rede Globo.Entre 2500 candidatas, ela ficou nas dez finalistas e depois em quinto lugar. Foi convidada então para fazer o sitcom: “The Nadas”..Em 2006, já entrou em novelas. Fez: “ Cobras e Lagartos”. Em 2007: “ Duas Caras” . Em 2008 fez: “ A Favorita”.

Tina passou então para a Rede Record e entrou na série de novelas: “ Os Mutantes”.

Em 2009, voltou à Globo e fez o seriado: “ Força Tarefa” e “ Beat It”. Em 2011, fez novela: “ Araguaia” e ainda outra novela: “ Insensato Coração”.

Em cinema:

Em 2005, a atriz fez o vídeo-clip “ Eu Sou assim”, da “ Banda Mandrake”

Em 2006, fez o filme de curta-metragem: “ A Menina Amarela”. Em 2007, com direção de Cininha de Paula, fez o curta: “ Laquê”. Em 2008 fez o longa: “Angels of Rio” e o curta: “ CD Players Maskaras”. E em 2011, fez outro longa: “Juventude Inventada”

Curiosidades:

Tina Kara foi convidada para fazer “ Fazenda 4”, mas recusou o convite da Tv Record.

Ela escreve no jornal” O Rebate”, semanalmente.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação