MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TIÃO MACALÉ


Augusto Temístocles da Silva Costa nasceu a 17 de dezembro de 1925, em Salvador, na Bahia.

Se destacou como humorista desde o início da carreira, em 1957, na TV Rio, no programa “Calouros em Desfile“, onde fazia o Homem do Gongo.

No Cinema, começou em 1969, participando do filme ”O Impossível Acontece”, e depois esteve em “Os Caras de Pau”; “Salve-se Quem: Puder”; “Café na Cama”; “O Comprador de Fazendas”; “Com as Calças na Mão”; “Com Um Grilo na Cama”; “Costinha, o Rei da Selva”; “O Estranho Vício do Dr Cornélio”; “O Padre Que Queria Pecar”; “As 1001 Posições do Amor”; “Atrapalhando a Suate”; “A Longa Noite do Prazer”; “As Sete Vampíras”; “O Mistério de Robin Hood” e “O Escorpião Escarlate”.

Na Televisão fez muitos programas humorísticos na TV Rio e na TV Globo. O sucesso junto ao público surgiu a partir de 1968, quando atuou em “Balança Mas Não Cai”; “Faça Humor, Não Faça Guerra”; “Satiricom”; “Chico City”; “Azambuja & Cia”; “O Planeta dos Homens”; “Praça da Alegria”; “Os Trapalhões”; “Chico Total”; “Viva o Gordo” e “Chico Anysio Show“.

Fez um comercial para o supermercado Disco, do Rio de Janeiro, em que consagrou a expressão: “Nojento” e que o transformou em garoto propaganda conhecido nacionalmente.

Tião Macalé teve um derrame em 1982, mas veio a falecer em 26 de outubro de 1993, vítima de infecção pulmonar e parada cardíaca. Estava com 67 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação