MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


THELMA RESTON


Thelma Salim Reston nasceu em Goiás, na cidade de Piracanjuba, em 06 de julho de 1939.

Seu interesse por arte começou cedo e ela se dedicou tanto ao teatro, como ao cinema e à televisão. Começou pelo Teatro, em 1959, quando participou de “A Ratoeira“, peça de muito sucesso na época. No mesmo ano fez ” Tia Mame”, e depois “O Tesouro de Pedro Malasarte”; “A Falecida”; “Bonitinha, Mas Ordinária”; “Vestido de Noiva”; “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”; “Os Sete Gatinhos” e “O Inspetor Geral”.

Ainda nos palcos, esteve em “O Balcão”; “O Casamento do Pequeno Burguês”; “Ópera do Malandro”; “A Mãe”; “Até Que as Sogras nos Separem”; “Pedras e Flores”; “Quem Vai Ficar Com a Velha”; “Charles Baudelaire”; “A Maracutaia”; “A Lição” e “A Cantora Careca”. 

Além da intensa atividade em Teatro, Thelma Reston dedicou-se também muito ao Cinema, onde atuou em quase 50 filmes, e o primeiro deles foi “Engraçadinha, Depois dos Trinta” em 1966, vindo depois, entre outros, “Terra em Transe”; “El Justicero”;  “O Homem Nu”;  “A Mulher de Todos”; “Os Pastores da Noite”; “Eu Dou o Que Ela Gosta”; “Perdida”; “Gente Fina é Outra Coisa”;  “Se Segura Malandro”;  “Cabaret Mineiro”; “Os Sete Gatinhos”; “Prova de Fogo”; “O Beijo no Asfalto”; “Bar Esperança”; “Quilombo”; “Sexo Frágil”; “Dedé Mamata”; “Césio 137 – O Pesadelo de Goiania”; “Lua de Cristal”; “Manobra Radical”; “O Noviço Rebelde”; “Um Show de Verão” e “Gatão de Meia Idade”.

Thelma também teve uma intensa atividade televisiva, que começou em 1975, na Rede Globo de Televisão, fazendo a novela “Gabriela”, e depois vieram participações em “O Casarão”; “Terras do Sem Fim”; “Paraíso”; “Louco Amor”; “Transas e Caretas”; “De Quina Pra Lua” e “O Primo Basílio”, todas as produções na TV Globo.

Em 1987, Thelma Reston se transfere para a TV Manchete e atua nas novelas “Helena” e ” Olho Por Olho”. Em 1989, fez a minissérie “Capitães de Areia”, na Rede Bandeirantes, e em 1990 retorna para a TV Globo, onde faz a novela “O Salvador da Pátria“; a minissérie “Desejo”; a novela “Meu Bem, Meu Mal”, a novela “Pedra Sobre Pedra” e as minisséries “Agosto” e “Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados” e ainda atua no programa “Chico Total” e na novela “Anjo Mau“.

Em 1997, ela volta para o elenco da TV Manchete para fazer a novela “Mandacaru” e retorna em seguida para a TV Globo para atuar na minissérie “Os Maias” e nas novelas “Kubanakan” e “A Lua me Disse”. Em 2006, vai para a TV Record fazer a novela “Bicho do Mato”, e mais uma vez volta para a TV Globo, onde atua nas novelas “Paraíso Tropical”; “Negócio da China”; “Escrito nas Estrelas” e “Aquele Beijo”, seu último trabalho na TV.

Thelma Reston faleceu em 20 de dezembro de 2012, aos 73 anos de idade, no Rio de Janeiro, vitimada por um câncer.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação