MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


THAIS ALVES


Com poucos meses de vida foi levada para dentro da TV Tupi pelas mãos de sua mãe, a atriz pioneira da televisão brasileira, Vida Alves. Logo, Thais passou a viver de colo em colo naquela tribo de artistas Tupi. Mas era reservada. E toda vez que para lá ia, levava uma boneca, para ter com quem brincar. Maiorzinha começou a pintar e desenhar. Fez I.A.D.Ê, escola de artes plásticas. Depois graduou-se pela FAAP em Criatividade. Já estava se desinibindo e vencendo a gaguez, que lhe ocorria quando tinha de falar a um número maior de pessoas.
Convidada várias vezes para atuar em televisão como atriz, sempre dizia “não”, preferindo sempre o trabalho de bastidor. Começou, a dar aula de sensibilização criativa. Amou. Fazer com que os outros buscassem dentro de si a sensibilidade, a arte, a criatividade, foi se tornando sua paixão.
Resolveu aprimorar-se. Fez várias viagens ao exterior, incluindo países asiáticos. Fez cursos de massagem, tai-chi-chuan, fotografia, harmonização, interpretação, teatro e outros ligados ao desenvolvimento humano.
Montou cursos de comunicação, dando ao trabalho um “tom” moderno, ousado, levando às pessoas a certeza de que para expressar-se, para vencer, era necessário mais do que técnicas de oratória. Era preciso ter ousadia, criatividade e prazer. Ela, que tinha trabalhado como produtora de rádio e TV e que tinha “enfrentado” câmeras e microfones, sabia o que ia ensinar. Conseguia sempre fazer com que cada participante “desabrochasse e crescesse”. Sucesso. Carisma. Ousadia eram as palavras mais faladas.

Disse Lima Duarte no prefácio do 1° livro de Thais: “Eu vi a Thais pela primeira vez e ela tinha 7 anos, mas juro que ela já tinha um clima, que se concretiza agora. Aquele clima, eu passei a vida tentando decifrar. Mas clima não se decifra, isso eu sei agora. Clima, a gente sente…”.

Blota Jr. continuou: “…uma mulher, acima de preconceitos e falsas verdades estabelecidas, traça, em prosa amena, mas vivificante, um mapa seguro e orientador. A receita aí está, numa linguagem franca, despojada, fascinante, de uma mulher capaz de nos fazer entender que “amando a vida”, aprendemos a mensagem de Cristo para “Amar o próximo como a nós mesmos”. Mas principalmente “Amar a nós mesmos como o mais próximo dos próximos”.

Claro que seu primeiro emprego, segundo, terceiro e todos os outros sempre foram ligados a comunicação. Foi a primeira VJ de São Paulo no programa Radar da TV Gazeta. Essa experiência com público (como produtora, repórter, mestre de cerimônias e apresentadora passando pela TV Tupi, Record, Gazeta, Comunitária, Rádio Mulher e manteve também um grupo de teatro infantil por mais de 10 anos mambembando por aí), levou Thais a se apaixonar pelo assunto “conquistar através da comunicação”.

Há 22 anos assessora políticos, executivos e todos na divertida jornada que é atrair o outro através da magia da comunicação, seja esse outro o eleitor, o funcionário, o cliente, o parceiro, o namorado, a amiga, o filho, o amante, o inquilino, a sogra, o cachorro, o credor, a síndica, e quem mais chegar.
É autora dos livros Construção da Marca Pessoal em parceria com Armando Castro; O Comunicador conquistador; Comunique-se e Vença e Amando a Vida.

Hoje está à frente da empresa Comunicação de Pessoas treinando executivos, políticos, profissionais liberais na fantástica arte de comunicar sua marca pessoal alinhada a coorporativa. Todos os cursos são personalizados, modernos e de imediata utilização.

Ter uma ‘presença’ inesquecível é o objetivo do verdadeiro comunicador.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação