MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TEO AZEVEDO


Teo Azevedo nasceu em Bocaiuva, Minas Gerais, em 02 de julho de 1943.

Ele é cantor, compositor, violeiro, folclorista e repentista. Como cantor gravou ao todo 13 discos, já como compositor teve suas musicas gravadas por Sérgio Reis, Nara Leão, Dominguinhos, Jair Rodrigues, Zé Ramalho, Christian e Ralf e Jackson Antunes.

Téo Azevedo, ainda menino, cantava repentes na rua e participava de concursos de calouros em circos e parques. Aos 17 anos iniciou-se como lutador de boxe, chegando a consagrar-se tri-campeão mineiro no início dos anos 1960.

Voltou para a carreira artística e fundou a escola de samba Unidos do Guarani e participou do conjunto de shows e bailes Léo Bahia. Em 1965, gravou seu primeiro disco, interpretando a música de domínio público “Deus te Salve, Casa Santa”.

Em 1968, foi escolhido O Melhor Compositor Mineiro do Ano pelo jornal mineiro “O Debate”. No ano seguinte,  mudou-se para São Paulo e se tornou parceiro de Venâncio, da dupla Venâncio e Curumba.

Em 1978, foi vencedor do Primeiro Festival de Música Sertaneja promovido pela Rádio Record de São Paulo com a toada “Ternos pingos da saudade”, feita em parceria com o poeta Cândido Canela. Além do prêmio de melhor melodia e de melhor letra, recebeu também o prêmio de melhor interpretação.

Na década de 1980 lançou seu primeiro livro: “Literatura popular do norte de Minas”, e depois veio “Plantas medicinais e benzeduras”; “Cultura popular do norte de Minas”  e “A folia de reis no norte de Minas”.

Musicou um especial sobre Guimarães Rosa para a  Rádio Cultura FM de São Paulo; a peça “A hora e a vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa, com direção de Antunes Filho, e “Festa na roça”, de Martins Pena, encenada no Teatro Célia Helena em São Paulo.

Em 1998, participou da novela “Serras Azuis”, da TV Bandeirantes e apresentou o programa “Nosso Canto Nordestino”, na Rádio Record de São Paulo. Apresenta desde 1991 o “Programa Téo Azevedo” na Rádio Atual, também de São Paulo.

Em 2015 recebeu o Titulo de Cidadão Paulistano, por meio da Câmara de Vereadores de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação