MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TED BOY MARINO


Mário Marino, conhecido como Ted Boy Marino, nasceu em Fuscaldo Marina, província italiana na Calábria, em 18 de outubro de 1939.

Aos doze anos de idade, junto com os pais e mais cinco irmãos, atravessou o Atlântico e chegou a Buenos Aires, onde ficou morando. Trabalhava como sapateiro, mas nas horas vagas dedicava-se ao esporte. Gostava de luta livre e halterofilismo. Em 1962, já começou a participar de programas de Telecatch nos canais 9, de Buenos Aires e depois no canal 12, de Montevidéu.

Por ter se dado bem, nessa nova fase de sua vida, veio ao Brasil, em 1965. E pouco tempo depois foi contratado pela TV Excelsior, para um programa de telecatch. Conquistou muitos fãs, entre homens e mulheres, pois além de lutar bem e derrotar astros desse esporte, como Verdugo, Rasputim, Barba Negra ou Múmia, Ted era o ” bonitão”.

Talvez tenha sido por isso que ele foi convidado para entrar em um programa humorístico, como companheiro de Wanderley Cardoso, com direção de Wilton Franco. Wanderley era o ídolo das garotas e Ted também conseguia muitas admiradoras. Wilton Franco escalou também o cantor e ator Ivon Cury, para dar mais segurança ao texto e o programa fez sucesso. Foi quando foi escalado também um humorista novo, nordestino,que parecia levar jeito e no qual Wilton Franco confiou. Ele se chamava Renato Aragão. Daí surgiu o quarteto que chegava a 50 e a 60 de ibope com o programa “Os Adoráveis Trapalhões”. Depois disso Ted e Aragão estrelaram o filme “Dois na Lona”, em 1968.

Ted fez programa também na TV Globo e aparecia praticamente todos os dias na telinha. De segunda a sexta feira, fazia o “Sessão Zaz Trás“. Todas as noites, antes do “Jornal Nacional”, entrava na novelinha “Orion IV x Ted Boy Marinho” e às terças feiras, fazia “Oh, Que Delícia de Show”, onde era apresentador de um programa de variedades. Aos sábados era exibido o “Telecatch”.

No Cinema, ele apareceu também em “O Pequeno Polegar Contra o Dragão Vermelho” em 1977; “Os Paspalhões em Pinóquio 2000” em 1980 e “Os Três Palhaços e o Menino” em 1983.

A partir da década de 1980, com a queda do interesse do público pelos programas de luta, Ted passou a atuar em papeis menores no programa “Os Trapalhões” na TV Globo, e também fazia algumas “pontas”, nos programas humorísticos da Globo, entre eles “Escolinha do Professor Raimundo”.

Seu último trabalho foi uma participação especial na novela “Bang Bang” na TV Globo.

Ted Boy Marino faleceu em 27 de setembro de 2012, aos 72 anos de idade, vítima de complicações de uma trombose.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação