MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TATIANA BELINKY


Tatiana Belinky nasceu em Petrogrado (hoje São Petesburgo), na Rússia, em 18 de março de 1919.

Ela chegou ao Brasil em 1929, aos 10 anos de idade, com pai, mãe e dois irmãos menores. Aqui estudou no Mackenzie e depois na Faculdade de Filosofia, se casando em 1940, com o médico-psiquiatra e educador Júlio Gouveia. Teve dois filhos e em 1948 começou a fazer teatro infantil e juvenil com o marido, ele como diretor e ela como roteirista, para os teatros da Prefeitura de São Paulo.

Com o advento da Televisão, eles foram convidados a apresentar o espetáculo “Os Três Ursos” nos estúdios da pioneiríssima TV Tupi de São Paulo, em 1952. Imediatamente, a emissora os convidou para fazer um programa semanal dirigido às crianças, porque na TV ainda não existia nada para esta faixa de público. Eles começaram com o programa “Fábulas Animadas”, e logo depois eles estrearam com “O Sitio do Pica-Pau Amarelo”, baseado na obra de Monteiro Lobato – programa semanal, em horário nobre.

Tatiana Belinky também escreveu várias minisséries, duas vezes por semana, também de obras literárias brasileiras e estrangeiras, além de escrever um grande teatro, de uma hora e meia de duração, aos domingos, primeiro de manhã, quando se chamava “Era Uma Vez”, e depois à tarde, quando passou a se chamar “Teatro da Juventude”, dirigido a um público mais amplo.

Esses quatro programas semanais duraram, sem interrupções, cerca de 13 anos, com altos índices de audiência e muitos prêmios. Foi na verdade um caso único, “pioneiro”, de uma ampla programação infanto-juvenil cultural, formativa, numa emissora de TV comercial.

Tatiana falava vários idiomas, russo, alemão, idiiche, inglês e francês, e aprendeu a ler com quatro anos de idade. Era uma mulher expressiva e criativa e que escreveu quase 100 livros, sempre destinados a jovens e, principalmente, a crianças.

Devoradora de livros desde a infância, apaixonou-se por Monteiro Lobato quando o leu e quando o conheceu pessoalmente. Esteve em várias emissoras de televisão de São Paulo, como TV Bandeirantes, Cultura, Paulista (que mais tarde se tornou Globo).

Seu último trabalho na TV foi em 1991/1992, na TV Cultura, como roteirista do programa “Mundo da Lua”. No dia 15 de abril de 2010, Tatiana passou a fazer parte da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 25.

Tatiana Belinky faleceu em 15 de junho de 2013, aos 94 anos de idade, na cidade de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação