MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SYLVIA TELLES


Sylvia Telles nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1934. Era filha de Maria Amélia D’Atri,natural da França e do carioca Paulo Telles. Seu irmãos mais velho Mário Telles também foi músico.

Ela iniciou sua carreira em 1955, participando da revistamusical:’Gente de Bem e Champanhota”, em que interpretava”AmendoimTorradinho”.No mesmo ano gravou essa música, pela Odeon, ao lado damúsica “Desejo” Foi acompanhada pelo músico Candinho, com quem secasou. Em seguida gravou mais um 78 rpm, com “Marina”e “Foi aNoite”, considerado um dos discos precursores da bossa nova. Apresentavatambém, ao lado de Candinho, o programa;”Música e Romance”, onderecebia convidados muito especiais, como: Tom Jobim, Dolores Duran,Billy Blanco,Johnny Alf, Garoto. Teve a filha Cláudia, que quando adulta também veio a sercantora Porém,.logo se separou do marido. Em 57, gravou seu primeiroLP:’Carícia”, onde constava:”Chove lá Fora”, “Se TodosFossem Iguais a Você” “,Canção da Volta”, entre outras. Foi época degrande sucesso de Silvinha Telles.Em 59, ela gravou o LP:”Silvia”, comdestaque para “Estrada do Sol”, e “Mágoa”. Nesse mesmo anogravou:”Amor de Gente Moça”, com as canções”AFelicidade”e”Sem Você.”

Em 1961 viajou para os Estados, Unidos. egravou:”Silvia Telles USA”, salientando-se a música:”Cançãoque Morre no Ar”e “Manhã de Carnaval”, com produção de Aloysiode Oliveira, com quem veio a se casar dois anos depois.Gravou ainda:”SilviaTelles: Amor em Hi-Fi”;”Bossa, Balanço, Balada”;”The Musicof Mr. Jobim”. Ela interpretou vários sucessos,como:”Corcovado”; “Insensatez”;”Balanço ZonaAzul”; “Amor e Paz”;”Eu Preciso de Você”e váriosoutros. Em 1966, viajou para a República Federal da Alemanha, onde se apresentou ao lado de Edu Lobo.

Em 1966, Sylvia Telles, sofreu um desastre de carro,na Rodovia Amaral Peixoto,vindo a falecer. Na tragédia morreu também Horáciode Carvalho Filho, então seu namorado. Segundo todos os jornais da época, oBrasil perdeu uma das melhores intérpretes da moderna música brasileiraNo ano de 2000, o selo Kapp, relançou dois discos da cantora. E em 2002, o seloDubas relançou “Bossa,Balanço, Balada”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação