MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SYLLAS ROBERG


Syllas Roberg nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em 06 de agosto de 1923.

Muito jovem se dedicou a atividade bancária e também ao Jornalismo, participando do primeiro ano de vida do jornal O Tempo, na capital paulista, de propriedade do advogado e escritor Sylvio Pereira.

Amigo de Alvaro de Moya, juntamente com ele e com os amigos Jayme Cortez, Reinaldo de Oliveira e Miguel Penteado, idealiza a Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, inaugurada com grande destaque em 18 de junho de 1951, no Centro Cultura e Progresso, situado no Bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

No ano seguinte, Syllas Roberg já trabalhava na Radio Bandeirantes  e também na  TV Tupi paulistana, onde foi tradutor, roteirista e produtor. Depois, trabalha na TV Paulista, sendo um dos pioneiros da equipe criadora do Teleteatro “Teledrama Três Leões”.

Ainda nos anos 1950, atua na TV Record como produtor do Teleteatro Teverema. Marido da crítica de Televisão Liba Frydman, trabalha bastante na fase de implantação da TV Bandeirantes, canal 13 de São Paulo e logo depois, na agência McCann Erickson.

Syllas Roberg foi dramaturgo, produtor, diretor, tradutor e autor na Televisão e faleceu prematuramente, aos 47 anos, na cidade de São Paulo, em 30 de novembro de 1970, recebendo póstuma homenagem na posterior entrega do Premio Roquette Pinto de Rádio e de Televisão,  o Premio Preito de Saudade, em razão de sua grande importância para a história do Rádio e da Televisão no Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação