MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SULA MIRADA


O nome completo da cantora Sula Miranda é Suely Brito de Miranda. Ela nasceu em 12 de novembro de 1963, na capital paulista. Além de cantora , ela é também apresentadora de programas de televisão.

Sua carreira começou cantando no grupo” As Irmãs Miranda”, juntamente com suas irmãs Iara e Maria Odete, que é a Gretchen. Mais tarde, quando Gretchen partiu para carreira solo, a prima Paula juntou-se ao grupo, que passou a se chamar: ” As Melindrosas”. Estas tiveram sucesso e venderam quase 4 milhões de cópias.

Curiosidade:Quando Sula era pequenina, tinha um sério problema de laringe. O médico que a atendia, chegou a falar em fazer traqueostomia (uma abertura externa na garganta), que a impediria quase de falar e muito menos de cantar. A mãe impediu a operação. O médico apelou para vários antibióticos e, aos poucos, ela voltou a falar. O próprio médico espantou-se tanto, que hoje, professor de uma universidade, cita o caso de Sula, espantando-se muito de Sula ter se tornado cantora.

O primeiro LP solo de Sula foi em 1986,pela gravadora 3M- e vendeu 250 mil cópias. Sula ganhou o título de ” Rainha dos Caminhoneiros”. Há pouco tempo Sula gravou 2 cds de música gospel, pela gravadora Line, chegando a 100 mil cópias.

Em 1990, Sula foi tragicamente atingida pelo drama pessoal, quando o marido, Flávio Rocha, se matou, com um tiro na cabeça, no apartamento do casal. Profundamente abatida, Sula achou que apenas pelo trabalho poderia se levantar.

Na televisão, Sula trabalhou na TV Record, apresentando o programa: ” Rumo Certo”. Em 1990,começou com o programa: “Roda Brasil”,também na Record, e onde fazia muitas entrevistas externas, para agradar os motoristas de caminhão. Depois disso gravou um piloto de programa, que mandou a várias emissoras, e que só nas gavetas do SBT ficou por dois anos, até que em 1992, quando estava prestes a reformar com a Record, o SBT a chamou e ela mudou de canal. Passou a apresentar no novo canal, o programa: ” Sula Miranda”, que era voltado só á música sertaneja.

Depois, porém Sula teve problemas com a emissora , pois circulava um boato de que ela mantinha romance secreto com o próprio Sílvio Santos. E a coisa ” pegou fogo”. Até ameaças de morte Sula sofreu. Então ela voltou à Record, onde lançou um programa de variedades, também chamado: ” Programa Sula Miranda”. Em 1995, Sula mudou-se para a TV Gazeta e comandou o ” Sula Show”. Em 2000, foi para a Rede Manchete e apresentou o ” Sua Sula Miranda Show”, Em 2000, foi para a Rede TV !,e passou a apresentar o programa: “Elas”, para o público feminino. Em 2001, apresentou o programa: ” Ser Tão Mulher”, na Rede Mulher. Depois, em 2004, apresentou na mesma rede, o programa: ” A Tarde É Nossa”. O boatos, quanto ao romance de Sula com Sílvio Santos se esclareceram, mas as portas do SBT nunca mais se abriram para ela. E a carreira de Sula nunca mais foi a mesma.

Sula Miranda começou a gravar em 1978 e o fez até 2009. Gravou quase 20 discos,entre LPs e CDs. Quando a cantora mudou-se para a religião evangélica, começou a gravar músicas Gospel, pelo selo Line Records.

Sula recebeu alguns prêmios em sua carreira.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação