MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SONINHA


Sonia Francine Gaspar Marmo, conhecida como Soninha, é jornalista, apresentadora de televisão e política. Nasceu em 25 de Agosto de 1967 na bairro de Santana, na cidade de São Paulo.

É formada em Cinema pela USP – Universidade de São Paulo, local em que participou de alguns filmes feitos por alunos e até dirigiu um destes projetos. Também teve experiência como atriz amadora em peças de teatro.

Entrou na MTV em 1990, como assistente de produção, depois exerceu os cargos de direção, coordenação de produção e redatora, escrevendo os textos lidos pelos apresentadores (VJs).

Em 1994 foi promovida a VJ e ficou por lá até o ano de 2000. Ajudou a desenvolver programas como o “Barraco MTV”, que reunia em uma mesma discussão, pessoas de diversos perfis.

Em 2000, se transferiu para a TV Cultura, com o programa “Rg”, dedicado aos jovens. Nesta época, se envolveu em um episódio polêmico: uma matéria de capa da revista Época, onde levava-se a entender que Soninha era usuária e favorável a liberalização da maconha no país. A repercussão do caso levou a sua saída da Cultura.

Ainda na televisão, desde 1999 faz parte da equipe de comentaristas esportivos do canal Espn Brasil.

Durante dois anos também foi comentarista de futebol do sistema Globo/CBN de Rádio.

Já lançou dois livros: “Por que sou Budista”, e e “Para ser Jogador de Futebol”, junto de ex jogador de futebol Raí e jornalista Milly Lacombe. Também teve o relato de um diálogo seu com o psiquiatra Jairo Bouer lançado como o livro “Tipo Assim, Adolescente”.

No ano de 2007, esteve como uma das apresentadoras do programa “Saia Justa”, do canal GNT.

Até se envolver com política, escreveu no caderno de esportes da “Folha de São Paulo”.

Em 2004, foi eleita vereadora em São Paulo, pelo PT. Em 2006, foi candidata a deputada federal mas não se elegeu. Em 2008, já pelo partido PPS, foi a quinta candidata mais votada a prefeitura de São Paulo porém novamente não foi eleita.

Por fim, em Janeiro de 2009, foi indicada pelo prefeito Gilberto Kassab para ser a Subprefeita da Lapa. Permaneceu no cargo até Março de 2010, quando foi exonerada devido à sua candidatura ao Governo de São Paulo em 2010.

Atualmente, além da carreira política, Soninha assina colunas na revista mensal “Vida Simples” e escreve para o site da MTV.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação