MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SONIA BRIDI


Sônia Matilde Bridi nasceu na cidade de Caçador,interior de Santa Catarina, em 13 de novembro de 1963. Formada em jornalismo,sempre conseguiu trabalhos de destaque em sua carreira,principalmente dentro daRede Globo de Televisão.

Sônia Bridi trabalhou como correspondente da Globo nosEstados Unidos e na Inglaterra. Casada com um profissional da área,ocinegrafista Paulo Bormann Zero, sempre aceitou esses trabalhos, que lhe deramum grande gabarito profissional. Porém,em 2004, foi escalada para fazercom sua equipe, a cobertura de uma viagem do presidente Lula à China. E issotrouxe várias modificações em sua vida. Essa cobertura, para a jornalista,foiesticada em um mês, e ela fez reportagens para o programa:”GloboRepórter”.Ela e o marido ficaram fascinados. Alguns meses depois, a RedeGlobo criou o “Globo Äsia”, o posto na China, para as reportagenssobre a Ásia. E Sônia Bridi foi convidada para assumir o cargo decorrespondente.Mudou-se para lá com a família, sendo que além do marido,tinha também um filho de somente três anos. Apenas a filha mais velha,que estava fazendo faculdade, ficou no Brasil. Isso aconteceu em 2005. Sôniadiz, que por já conhecer a China, tanto ela como o marido não acharam atarefa”um bicho de sete cabeças”, embora soubessem que haveriadificuldades. E as enfrentaram, para fazer as reportagens e coberturasespeciais. Sônia Bridi percorreu todo o país, estudou a lingüa o quantopôde, estudou os costumes, as tradições, e também visitou todo oJapão, o Tibete, a Índia. Entrevistou inclusive o Dalai Lama.

Em julho de 2008, Sônia Bridi lançou um livro sobre suapermanência na China, a que deu o nome de “Laowai”, que quer dizer;estrangeiro.São histórias de uma repórter brasileira na China. O livro foipublicado pela editora Letras Brasileiras.

Em 2008, foi correspondente da RedeGlobo em Paris, juntamente com seu marido Paulo Borman Zero. Ela estava emPequim, por ocasião das Olimpíadas, que foram em agosto de 2008. E ela,segundo a crítica, dava mais profundidade às informações, explicando osignificado das palavras e os hábitos do povo chinês. Ela acrescentou muitoàs reportagens esportivas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação