MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SIMONE


O nome completo de Simone é Simone Bittencourt de Oliveira. Ela nasceu na cidade de Salvador, capital da Bahia, em 25 de dezembro de 1949.

Sétima filha, de uma família de onze, o pai Otto queria dar à menina, que nasceu prematura, o nome de Natalina, pois nasceu no Natal. Mas a mãe Letícia insistiu e ela ficou sendo Simone. A família toda era voltada à música. O pai tocava violino e era can tor de óperas. A mãe tocava piano. A garota, ao contrário, tendia ao esporte. Adolescente e querendo seguir a carreira do basquete, mudou-se para São Paulo, e aos 17 anos foi integrar o time de basquete feminino da Seleção Brasileira de Basquete. Formou-se em Educação Física e tinha entre seus amigos o craque Pelé. Certa vez foi convidada , por sua professora de violão,para um jantar na casa do gerente de marketing da gravadora Odeon, Moacir Machado, chamado de Moa. Nesse encontro, pediram a ela para cantar e ela o fez, sem maiores intenções. Mas gostaram tanto de sua voz, que saiu dali com o pedido de aparecer na gravadora e quem sabe assinar um contrato.O que aconteceu. E ela assinou para gravar quatro LPS. O primeiro foi gravado em outubro de 1972, e foi lançado em 20 de março de 73, que é considerado então o dia do início de sua carreira. Produção de baixo custo, assim mesmo saiu a contento. No mesmo dia, participou de um programa na TV Bandeirantes. E depois no programa da Record: “ Mixturação”. Era o começo de tudo.

Não era conhecida do público brasileiro, mas teve a sorte de ser convidada para uma turnê internacional, organizada por Hermínio Bello de Carvalho. O roteiro incluía o Olympia de Paris, o Madison Square de New York, e mais a Bélgica e o Canadá. Dessa excursão saíram os discos: “ Brasil Export 73” e “ Festa Brasil”, produções de Hermínio Bello de Carvalho.

Em 1977, Simone gravou: “ Começar de Novo”, “ Face a Face”, “ Jura Secreta”, “O Que Será?” Esta última fez parte da trilha sonora do filme: “ Dona Flor e Seus Dois Maridos”. O sucesso foi tanto, que em 1978, Simone estava no “ Projeto Pixinguinha”, que se apresentou em quase todas as principais capitais do país. Em seguida, Simone gravou: “ Cigarra”, e “ Sangue e Pudins”, com músicas de Gonzaguinha, Milton Nascimento, Fagner, Ronaldo Bastos.

Nos anos 80, Simone estava entre as principais cantoras brasileiras. Fez shows na famosa casa carioca “ Scala II”, por 8 meses; teve o maior público em apresentação ao ar livre, com 220 mil pessoas;teve especiais de TV, e foi situada como uma das principais cantoras brasileiras. Em 1981, com 32 anos, Simone lotou o estádio do Maracanãnzinho”, sozinha. Pioneirismo absoluto.

Bastante ousada, antes que a grande estrela internacional Madonna o fizesse, Simone colocou uma cama no palco, e cantou sobre ela. E ela interpretava: Chico Buarque, Tom Jobim, Paulo César Pinheiro, Abel Silva e outros grandes autores.

Os espetáculos de Simone eram assinados por Flávio Rangel,. José Possi Neto, Nelson Motta, Ney Matogrosso, Jorge Fernando. Seu show “ Sou Eu”, ganhou o Prêmio de “ Melhor do Ano”, em 1992.

Apresentou-se no Peru, onde foi aplaudida pelo público em pé, por mais de cinco minutos. Em Miami, os críticos , que assistiram ao seu show, ao lado de Ivan Lins, o acharam o Melhor dos Últimos Anos na Flórida.

Seu repertório abrange mais de 350 músicas, com variedade grande de estilos. Inclui músicas de Chico Buarque, Roberto Carlos, Maysa, Aldir Blanc. Zélia Duncan, Cássia Ellen, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila , Ivan Lins e inúmeros outros.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação