MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SIMONE SPOLADORE


A atriz Simone Spoladore nasceu na cidade de Curitiba, capital do Paraná, em 29 de outubro de 1979. Seu começo artístico foi num curso de balé, quando era menina,que fez desde os seis até aos treze anos de idade. Aí então resolveu que queria ser atriz. Estava ainda morando na cidade natal, mas aos 18 anos, mudou-se sozinha para a capital paulista, onde além de continuar estudando teatro, começou as suas atividades profissionais.

Sabedora de que estavam procurando atores para o filme: “Lavoura Arcáica”, de Luiz Fernando Carvalho, muniu-se coragem e apresentou-se aos testes. Passou. E deixou para trás 700 candidatas ao mesmo papel. Foram seis meses de ensaio, que incluiam aulas de dança do ventre, trabalhos em lavoura, ordenha de vacas. A moça topava tudo foi se saindo muito bem. O filme, que estreou em 2001, rendeu à atriz principiante o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante.

Em 2002 ,fez seu segundo filme, que foi: ” Desmundo”. Também esse filme, de Alain Presnot foi bastante premiado, e ela era a protagonista Oribela.Em 2005, continuou sua carreira cinematográfica, fazendo: “Alice”. Em 2006, fez: “Veias e Vinhos”. No mesmo ano fez ainda: ” Vestido de Noiva” e outro grande sucesso: ” O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias”. Em 2007, fez: ” Primo Basílio” e ” O Melhor Sorriso de Getúlio”. Em 2010, apareceu em: ” Elvis e Madona”.

Desde quando trabalhou com Luiz Fernando Carvalho, em ” Lavoura Arcaica”, o diretor se apaixonou pelo trabalho sempre marcante de Simone Spolador e a oportunidade de chamá-la apareceu, quando ele foi dirigir a minissérie: ” Os Maias”, para a Rede Globo. Ele a quis protagonizando a minissérie. E aí eles começaram a viver um romance na vida real. A carreira televisiva da atriz continuou,quando ela foi fazer a novela: ” Esperança”. Em 2002, ela mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro. Ela fez ainda as novelas:” América”, em 2005 e ” O Profeta”,em 2006. Em 2009, ela transferiu-se para a Rede Record, para fazer a novela: ” Bela, a Feia”. Depois, em 2011, fez “Vidas em Jogo”. Em 2012, “Balacobaco”. E em 2013, “Pecado Mortal”.

Simone Spolatore é também atriz de teatro, já fez mais de dez peças, como por exemplo: “Titânio”, ” Os Sete Afluentes do Rio Ota”, ” Não Sobre o Amor” e “Louise Valentina”.

A atriz é considerada muito versátil e de forte personalidade artística. Ela ganhou ainda o Prêmio APCA, em 2002, pelo filme: Desmundo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação