MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SILVIA FARIA


Silvia Faria nasceu na cidade de Astolfo Dutra, em Minas Gerais.É jornalista formada . Já recebeu prêmios em suas atividades.

Sua vida e sua carreira.

É filha do funcionário público Waldemiro Correa de Faria e da dona de casa Marília de Dirceu Oliveira Faria.

Silvia estudou em Brasília, para onde se mudou e formou-se em jornalismo, pela Universidade de Brasília. Fez ainda MBA, em gestão empresarial na Fundação Dom Cabral.

Seu trabalho começou também em Brasília, como estagiária no “ Jornal de Brasília”, em 1978, enquanto ainda cursava a faculdade. Depois entrou na “Folha de São Paulo”, onde ficou de 1980 a 1986. Passou a seguir para a sucursal brasiliense do jornal “ O Globo”, onde foi inicialmente repórter. Depois coordenadora de economia e chefe de redação. Nesse tempo fez coberturas importantes, como a do pedido de moratória da dívida externa brasileira e também o Plano Bresser, da tentativa do governo de Sarney de controlar a inflação. Depois cobriu o Plano Verão, do economista Mailson da Nóbrega

Em 1991, Silvia Faria recebeu o “ Prêmio Imprensa” da Embratel, por sua reportagem no jornal “ O Estado de São Paulo”, sobre uso irregular de estatais, para financiar governos estaduais.

Em 1993, passou rapidamente pela “ Folha de Sâo Paulo”, onde foi coordenadora de economia.

Em 1994, transferiu-se para o jornal: “ O Globo”.

Em 1997, Silvia Faria foi coordenadora de Comunicação do Banco Central do Brasil. Ali ficou por dois anos. Foi então contratada pelo “ O Estado de São Paulo”, para dirigir a sucursal de Brasília.

Ainda na capital federal passou para a revista “ Época”, como diretora de redação. Depois foi para a redação do “ O Globo”, sempre em Brasília. Três anos depois passou a diretora da sucursal do “ Globo”, em Brasília.

Em 2011, fazia supervisão dos telejornais da Rede Globo e era responsável pelos noticiários locais de Brasília, Belo Horizonte e Recife. Também supervisionava os telejornais: “ Globo Repórter”, Profissão Repórter” e “ Globo Mar”.

Em seguida foi ser diretora executiva da Central Globo de Jornalismo da Rede Globo.

Quando Octávio Florisbal foi substituído por Henrique Schroder, na direção geral da Rede Globo, Silvia Faria passou á direção da Central Globo de Jornalismo, no lugar de Ali Kamel.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação