MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SILVEIRA SAMPAIO


Silveira Sampaio se chamava José Silveira Sampaio e nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de junho de 1914.

Sempre gostou de arte, mas seus estudos e sua carreira profissional foram a Medicina. Especializou-se em pediatria. Estudou na Faculdade Nacional de Medicina. Mas seu pendor artístico persistia. Ele ainda era estudante quando venceu o concurso de novos autores, promovido pelo Jornal do Brasil, com o texto “Futebol em Família“, escrito em parceria com Arnaldo Faro. A peça foi encenada em 1931, no Teatro São José.

Embora continuasse com sua carreira médica, fundou o grupo amador Os Cineastas, em 1947. Escreveu, produziu e dirigiu os filmes “Uma Aventura aos 40″ e”As Sete Noivas do Barba Azul”. Seu primeiro sucesso foi na Companhia Aimée, com a peça “A Inconveniência de Ser Esposa“. Silveira Sampaio se tornou aí, além de autor, também o diretor e o principal ator da peça,  e percebeu então sua grande inclinação para o teatro.

Silveira então aceitou ser ainda empresário e passou a se responsabilizar pelo Teatro de Bolso, em Ipanema. Ali começou a encenar seus textos, que tinham um estilo essencialmente carioca. Em 1949, recebeu a Medalha de Ouro da Associação Brasileira de Críticos Teatrais-ABTC, pela direção de “Um Deus Dormiu Lá em Casa”. de Guilherme Figueiredo.

Em 1953 saiu do Teatro de Bolso e passou a ocupar o Teatro Serrador e ali estreou o texto”O Diabo em Quatro Corpos”, com Mara Rúbia. A seguir, Silveira se estabeleceu na boate do Hotel Glória, onde lançou “O País dos Cadillacs“.

Quando começou em televisão, foi como comentarista político. Tinha cultura para isso. Criou o “Programa Silveira Sampaio“. Nele inventava, entre outras coisas, telefonemas para a Casa Civil e para o próprio presidente da República da época. Fez sucesso e se tornou uma figura popular e também respeitada, pois foi incluído, várias vezes, em delegações oficiais do governo a outros países.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 24 de novembro de 1964, aos 54 anos de idade. Logo depois de sua morte, sua peça “Da Necessidade de Ser Polígono” estreou em Nova York.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação