MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SHULAMITH YAARI


Anna  Salomea Kopelman, mais conhecida no Brasil como a atriz Shulamith Yaari, nasceu na Polônia em 27 de janeiro de 1930.

Emigrando para o Brasil no final dos anos 1940, depois de ter sido modelo em Portugal, ela estuda teatro com Dulcina de Moraes, se formando atriz na Fundação Brasileira de Teatro (FBT).

No Teatro Nacional de Comédia (TNC) trabalha nos espetáculos “O Processo de Jesus” vivendo Maria Madalena e “O Vestido de Estrela-Flor”, até atuar na histórica montagem de “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues, com direção de José Renato, que estreou em janeiro de 1961, no hoje denominado Teatro Glauce Rocha no Centro do Rio de Janeiro.

Shulamith Yaari fez vários comerciais para a TV, até eastrear na TV Tupi no “Grande Teatro Tupi” em 1958, atuando depois no “TV Teatro Walita”, no “TV de Comédia” e no “Teatrinho Trol”.

Chegou ao Cinema em 1962, na versão de “Bonitinha, Mas Ordinária” de Nelson Rodrigues e no ano seguinte também trabalhou na versão cinematográfica de “Boca de Ouro”, dirigida pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos. No Cinema ainda esteve em “Um Ramos Para Luiza”;  “O Engano”; “O Casamento”; “Quando as Mulheres Querem Provas”; “Fim de Festa” e “Fulaninha”.

A primeira novela dela foi na TV Globo, em 1969, “A Grande Mentira”, e depois se transferiu para a TV Tupi, canal 4 de São Paulo, onde trabalhou na novela “Nenhum Homem é Deus” de Sérgio Jockyman com direção de Antonio Abujamra e Benjamin Cattan, e na mesma emissora ainda participou de “Nino, o Italianinho”.

Em 1972, fez uma participação especial na novela “Selva de Pedra” na TV Globo, emissora em que pode ser vista ainda no seriado “Sítio do Picapau Amarelo” em 1977, e nas novelas “O Pulo do Gato”; “Chega Mais”; “Mandala” e “”Que Rei Sou Eu?”. Na TV ainda esteve na minissérie “A.E.I.O…Urca” na TV Globo; na novela “Dona Beija” e no especial “Incrível, Fantástico, Extraordinário”na TV Manchete; na novela “Felicidade” na TV Globo; na minissérie “Contos de Verão” na TV Globo em 1993 e em dois espisódios do “Você Decide” em 1994.

Shulamith Yaari abandonou a carreira em 1996, se dedicando então à pintura, e faleceu em 5 de novembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro, aos 84 anos de idade, por senilidade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação