MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÉRGIO RICARDO


Sérgio Ricardo nasceu em 18 de junho de1932, em Marília, interior de São Paulo. Ele é o primeiro filho do casal desírios Maria Mansur Lutfi e Abdalla Lufti. O casal chegou de seu país deorigem e , em 1930, mudou-se para Marília. Em 1940, Sérgio ingressou noConservatório de Música de Marília, onde estudou teoria musical. Nessadécada a família mudou-se para a capital, e o garoto continuou seus estudosmusicais. Fez piano, ao mesmo tempo que fazia o Ginásio no LiceuPasteur. Sérgio Ricardo, já nesse tempo, mostrava-se rebelde, só seinteressando por matérias de arte. Dois anos mais tarde, o garoto foi com afamília à Marília e ouviu a banda do maestro Galati tocando no coreto dojardim, o cantar de nordestinos, intérpretes locais , o que marcou seuinconsciente musical. Quando o menino terminou o ginásio, foi para a cidade deSão Vicente, e começou a trabalhar na Rádio Cultura de São Vicente.Sérgio Ricardo foi operador de som, discotecário e locutor. Conseguiuemprestado o piano da boate Savoi, onde passou a treinar de ouvido muitos tiposde música, como tangos, valsas, choros, foxes.

E assim Sérgio Ricardo tocava nasdomingueiras, para tirar um dinheirinho extra e foi se tornando ummúsico.Passou logo a tocar às noites, e para ouvi-lo, a casa lotava sempre..Seu tio o levou depois para o Rio de Janeiro e ele conseguiu umlugar de locutor na Rádio Vera Cruz. Recomeçou também seus estudos de piano,fazendo curso no Conservatório Nacional de Música. Ia constantemente aoauditório da Rádio Nacional, e ouvia os maestros,cantores e pianistas LéoPeracchi, Radamés Gnatalli, Garoto, Lúcio Alves, Dick Farney e outros, enfim ,os melhores do Brasil. No meio da década de 50, Sérgio Ricardo ficouconhecendo Tom Jobim, na boate Posto Cinco e quando Jobim deixou a vaga depianista, Sérgio a pegou. Conheceu então Johnny Alf, João Donato, JoãoGilberto e muitos outros. Foi quando Sérgio começou a compor.e logotambém a cantar.

Sérgio Ricardo gravou discoinstrumental, mas foi só depois, quando em São Paulo, foi chamado pelo diretorartístico da Rádio Tupi de São Paulo,Theophílo de Barros Filho,que o contratou, mas como ator. Sérgio Ricardo aceitou, mas depois de umtempo, sentiu-se desconfortável e rompeu o contrato, voltando a morar noRio de Janeiro. E foi lá que, após assistir a um desmoronamento de terra,ficou tão chocado que compôs : “Zelão”. Em seguida foichamado pela TV Rio, e novamente voltou a ser ator, pois ganhou um papelimportante na novela:”Mulher de Branco”. Com isso ficou bastanteconhecido e querido do público carioca.

Começou a gravar como cantor.Gravou:” Vai, Jangada”; “Cafezinho”; “AmorRuim”.”A Bossa Romântica de Sérgio Ricardo”; “ONosso Olhar”; “Ausência de Você”;”Pernas”; “NãoGosto Mais de Mim”; “Poema Azul”; “Buquet de Izabel’.Sérgio Ricardo, por essa época, já havia conhecido e se enturmado com osartistas da bossa-nova.

Fez então shows por São Paulo, Riode Janeiro, Minas Gerais e outros cantos do país. Ao mesmo tempoestabeleceu laços de amizade com o cineasta Nelson Pereira dos Santos, eaderiu e ao Cinema Novo. Fez ele próprio alguns filmes,sendo escolhido pararepresentar o Brasil no Festival de Cinema de São Francisco, nos EstadosUnidos, e no Festival da Tchecoslováquia. Também ganhou prêmio daUniversidade Católica do Rio e do Primeiro Festival de Cinema deSalvador.

Depois Sérgio Ricardo foi chamadopara participar do concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall, ondecantou:”Zelão”e “Nosso Olhar’, sendo muito aplaudido.Resolveu morar nos Estados Unidos. Em 1963, já no Brasil,gravou:”Um Senhor Talento”, com as músicas:”Folha dePapel”; “Esse Mundo ë Meu”; “Barravento”;”Fábrica”e outras. Fez ainda a trilha do filme de GlauberRocha:’Deus e o Diabo na Terra do Sol”, e começou a fazer shows em portasde fábricas, em favelas, em vários locais alternativos.

Sérgio Ricardo ficou famosoquando, no Festival da Record, de 1968, inscreveu sua música”Beto Bom de Bola”, que chegou ao final, mas não a conseguiucantar, devido às vaias e gritos da platéia. Nervoso, praticamente fora de si,Sérgio Ricardo quebrou seu violão e o atirou em cima do povo, apósgritar:”Vocês venceram”. E a platéia continuou a berrar ,mas ele permaneceu mudo , diante do microfone. Sérgio Ricardo eraconsiderado subversivo.

Seu compacto”Aleluia”também foi retirado das prateleiras das lojas de São Paulo,por exaltar Che Guevara.

Sérgio Ricardo continuou suacarreira. E a diversificou muito. Musicou filmes, novelas, lançou livros depoemas,continuou compondo músicas e fazendo shows. Num tempo, umpouco triste com o desprezo da mídia, resolveu montar um atelier depintura e dedicar-se à arte de pintar. Além de seu apartamento, comprouum barraco na favela , pois queria estar sempre junto àqueles aquem retrata em suas músicas.

Um importante trabalho queSergio Ricardo fez, foi ao lado do poeta Thiago de Mello,recém chegado doexílio. Este declamava seus poemas e Sérgio cantava suas músicas, com afinalidade de conseguir fundos para erguer casas para os favelados doVidigal, do Rio de Janeiro.

De vida bastante agitada, Sérgio Ricardo reside em Niterói desde 2002. Seu último trabalho, foi o disco:”Ponto dePartida”, de 2008.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação