MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SELTON MELLO


Selton Figueiredo de Mello é o nom inteiro do ator Selton Mello. Ele nasceu na cidade de Passos, em Minas Gerais, em 30 de dezembro de 1972.

Desde garoto ligou-se à profissão de ator, bem como seu irmão., Danton Mello o fez.

Selton trabalha em televisão, em cinema e em dublagens. E , além de ator, é também diretor.

Em televisão, ele iniciou em 1981, na Rede Bandeirantes, fazendo o seriado: ” Dona Santa”. Depois em 83, fez na mesma emissora, a novela ” Braço de Ferro”. Em seguida, em 84, fez:” Corpo a Corpo”, na Rede Globo, onde fez em 86: ” Sinhá Moça”, num papel infantil. Em 1990, participou do grande sucesso da Rede Manchete: ” “Pantanal”, novela de Benedito Ruy Barbosa. O papel de Selton era de um adolescente. Depois ele se transferiu para a Rede Globo. Fez em 92: ” pedra Sobre Pedra”. Em 93:” Olho no Olho” e o seriado: “Você Decide”.Em 94, fez: ” Tropicaliente”. Em 95: ” A Próxima Vítima”. Em 96, o seriado: ” Comédia da Vida Privada”. Em 97, a novela: ” A Indomada”. Em 99, a minissérie: ” O Auto da Compadecida” e a novela: ” A Força de Um Desejo”. Em 2000, outra minissérie: ” A Invenção do Brasil”. Em 2000, o seriado: ” Brava Gente”. Em 2001, a minissérie: ” Os Maias”. Desde então, atua apenas em séries da TV Globo: em 2004: “Os Aspones”. Em 2007, “O Sistema”. Em 2010, “A Cura”. E em 2011, “Mulher Invisível”, baseado no filme de mesmo nome.

Como ator de cinema, Selton Mello já esteve em mais de vinte filmes. Sendo eles: ” Uma Escola Atrapalhada”;” Razão Pra Crê”; ” Flora”; ” O Que È Isso, Companheiro?”; ” Guerra dos Canudos”;” O Auto da Compadecida”; ” A Nova Onda do Imperador”; ” Caramuru”; ” Lavoura Arcaica”; ” Lisbela e o Prisioneiro”; “Nina”; ” Garotas do ABC”;” Árido Movie”;” O Coronel e o Lobisomem”;” O Cheiro do Ralo”;” Tarantino’s Mind”; ” Quando o Tempo Cair”;” Sete Vidas”; ” Os Penetras”;” Meu Nome Não È Johnny”; “Reflexos de um Liquidificador”, “A Mulher Invisível”, ” Os Desafinados”; ” Jean Charles”, “Lope”, “Federal’.

Em 2011, faz atuação, direção e roteiro do filme “O Palhaço”, que fez muito sucesso, superando um milhão de telespectadores nos cinemas brasileiros. Em 2012, ainda no cinema, atua em “Reis e Ratos”.

Deve-se notar que Selton Mello se dá tão bem em cinema, que ele tem feito, por vezes, três a quaro filmes no mesmo ano, sendo chamado por diretores diferentes. Com o filme: ” Meu Nome Não É Johnny” ele ganhou prêmio de Melhor Ator do Brasil.

Selton Mello também foi diretor dos filmes: ” Quando o Tempo Cair”, em 2005 e” Feliz Natal”, em 2008; e de videoclipes da banda Ira!, do cantor Nasi e da cantora Ana Canãs.

Selton Mello também está ligado a trabalhos a dublagens de filmes. Já dublou quase uma dúzia de filmes.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação