MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SEBASTIÃO MILARÉ


Sebastião Milaré nasceu em Guapiaçu, uma pequena cidade no Estado de São Paulo, próxima a São Jose do Rio Preto, em 23 de novembro de 1945.

Nos anos 1970 já exercia a função de critico teatral na revista Artes, onde ficou de 1971 a 1989, e também no jornal Diário do Grande ABC no período de 1972 a 1974.

Foi também roteirista e autor de shows e peças de teatro como “Medo de Vivo é a Solidão”; “A Trupe Futurista Contra o Bumba Meu Boi”; “A Casa das Maravilhas” e “A Solidão Proclamada“.

É jurado de várias edições do Prêmio Mambembe de Teatro e também do Prêmio APCA e nas décadas de 1990 e 2000 integra a Diretoria da APCA (sendo seu tesoureiro entre 2001 e 2003), e  representante da mesma na AICT (Associação Internacional de Críticos de Teatro).

Professor e escritor, se especializa na obra de Antunes Filho, escrevendo dois livros sobre esse tema, o mais conhecido deles, “Antunes Filho e a Dimensão Utópica“, além da biografia de Antunes, publicada pela Editora do SESC-São Paulo em 2010.

É também autor do livro “A Batalha da Quimera – Renato Viana e o Modernismo Cênico Brasileiro”, um livro biográfico publicado pela Editora da Funarte em 2009.

Criou a revista eletrônica Antaprofana e foi roteirista de vários documentários sobre Teatro e da minissérie “O Teatro Segundo Antunes Filho”, em seis capítulos e que foram apresentados pela atual SescTV, em 2002.

Sebastião Milaré faleceu em 10 de julho de 2014, na capital paulista, aos 68 anos, e seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação