MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SARITA CAMPOS


Sarita Campos foi um nome bastante importante do rádio e da televisão brasileira. Seu nome verdadeiro é Albertina de Grammont Costa Lima. Ela nasceu em 25 de julho de 1912, na cidade do Rio de Janeiro, quando era Distrito Federal. Inteligente e bonita, muito religiosa e muito ligada à própria família, Sarita,quando ainda Albertina, trabalhou em várias casas de comércio e foi escriturária.

Depois mudou-se com a família para a capital paulista e, como tinha voz grave e muito boa dicção, resolveu procurar uma emissora de rádio e tornou-se radioatriz. Assim, nesse cargo, esteve primeiramente na Rádio Record de São Paulo, onde entrou em 8 de setembro de 1942. A Rádio Record pertencia às Emissoras Unidas. A Rádio São Paulo também era das Unidas e foi aliás a que por mais tempo dedicou-se a esse tipo de programação . E Sarita esteve em várias emissoras. Sarita foi também das Emissoras Associadas, em que existiam as Rádios Tupi e Difusora. E não só em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro..

E foi nessas viagens, que Sarita Campos enamorou-se de Dermival Costa Lima, que era baiano e diretor artístico de emissoras do nordeste. Casaram-se e tornaram-se o casal mais importante das Emissoras de Rádios e depois Televisão Associadas pois ele tornou-se o Diretor Geral das Emissoras Associadas de São Paulo,que incluiam as Rádio Tupi, Rádio Difusora e TV Tupi. Mais tarde também a TV Cultura e a Rádio Cultura.

Sarita Campos passou a ser redatora e diretora de programas.

Sarita Campos passou a atuar no microfone como consultora sentimental. Criou o pseudônimo de ” Madame D’Anjou” e falava pelo rádio todos os dias. Quando a televisão chegou ao Brasil, através da TV Tupi de São Paulo, Sarita Campos também atuava., em 1950. Mas dois anos depois, Dermival Costa Lima mudou-se com seus apaniguados para a Rádio Nacional de São Paulo, depois para a TV Paulista e em seguida foi para o Rio de Janeiro. Sarita Campos continuava a atuar e a fazer sucesso. No Rio de Janeiro o seu programa de maior sucesso foi o  “De Braços Abertos”, onde apresentou o seriado de autoria de Isa Silveira Leal: ” Histórias do Coração”.

O casal teve apenas uma filha, a que deram o nome de Saritinha.

Sarita Campos já é falecida.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação