MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SANDRA BRÉA


Sandra Bréa Brito nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de maio de 1952.

Iniciou sua carreira aos 13 anos de idade, como garota-propaganda  do guaraná Antarctica, e afirmava que queria ser estrela de Hollywood. Aos 14 anos, já estava no teatro de revista e estrelou “Poeira de Ipanema“. Como modelo desfilou para a Rhodia e para as  Casas Pernambucanas.

Estrelou os espetáculos “Rio Girls”; “A Atrevida do 301”; “Amor em Oito Mãos”; “Pecado de Mulher” e “Plaza Suite”, na década de 1960 e depois ainda atuou nos palcos em “Liberdade Para as Borboletas”; “Regina, Mon Amour”; “Oh, Carol”; “A História é uma História”; “O Avesso do Avesso” e “O Peru”.

Começou em Televisão na Rede Globo, em 1970, fazendo a novela “Assim na Terra Como No Céu“, no papel de Babi. Fez ainda o programa humorístico “Faça Humor Não Faça Guerra” e a novela “Bicho do Mato”. Em 1972, apresentou o programa “Show da Girafa” e participou do programa “Uau, a Companhia“, o que fez o diretor Daniel Filho a chamar para fazer o principal papel feminino da novela “O Bem Amado”, o de Telma Paraguaçu.  Ela se tornou nacionalmente conhecida e uma das principais estrelas da TV Globo.

Em 1973 fez a novela “Os Ossos do Barão” e não parou mais, atuando nas novelas “Corrida do Ouro”; “Escalada”; “O Pulo do Gato”; “Memórias de Amor”; “Plantão de Polícia”; “Amizade Colorida”e  “Elas Por Elas”, todas na TV Globo. Na mesma emissora também participou do programa humorístico “O Planeta dos Homens” de 1977 a 1980 e do musical “Sandra & Miéle”, em 1976.

Em 1983, ela foi para a TV Bandeirantes, e junto com Raul Cortez estrelou a novela “Sabor de Mel”. Voltou para a TV Globo em 1985 para fazer a novela “Ti-Ti-Ti”,edepois atuou em “Hipertensão”; “Bambolê”; “Pacto de Sangue”; “Gente Fina”; “Felicidade” e “Zazá“, sua última novela em 1998.

Sandra Bréa também atuou em muitos filmes brasileiros desde a sua estreia, em 1970, no filme “Um Uisque Antes, Um Cigarro Depois”. Em 1972, fez ” Cassy Jones, o Magnífico Sedutor”, e no ano seguinte esteve na pornochanchada “Os Mansos”. Em 1974, esteve na comédia dramática “Sedução“, e em 1978, participou de “O Prisioneiro do Sexo”, do diretor Wálter Hugo Khouri e em “Amada Amante”. Em 1979, marcou presença em quatro filmes: “República dos Assassinos” , “Os Imorais”; “Sábado Alucinante” e “Sede de Amar”. Em 1980, fez “Herança dos Devassos” e “Convite ao Prazer”, e em 1983, a comédia “As Aventuras de Mário Fofoca“.

Sandra Bréa foi considerada símbolo sexual nos anos 1970 e 1980, e uma das mulheres mais bonitas e elegantes do Brasil. Ela posou várias vezes para as revistas “Playboy” e “Status”.

Em 1993, a atriz declarou ao público pela imprensa que era soropositiva, e que havia contraído AIDS. Por seis anos foi submetida a várias operações e tratamentos. Ela foi casada quatro vezes, mas deixou apenas um filho adotivo, Alexandre Bréa.

Sandra Bréa faleceu de um câncer no pulmão, provocado pela AIDS, em 04 de maio de 2000, na cidade do Rio de Janeiro, uma semana antes de completar 48 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação