MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SALETE LEMOS


Salete Lemos nasceu em São Paulo, capital. Menina muito inteligente, desde cedo queria ser jornalista. Estudou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, famosa escola paulistana. Ela fez especialização em macroeconomia,finanças, teoria econômica, comércio exterior, e economia ambiental .Ela começou sua vida profissional e cresceu na mídia impressa.

Começou como revisora no Diário de São Paulo. Depois passou para o Estado de São Paulo.Passou então para a editoria de esporte desse jornal. Com sua in inteligência aguda e sua curiosidade nata, incomodava-se com o fato de não entender de economia. Passou a seguir os passos do editor de economia Celso Ming, para tirar dúvidas e saber sempre mais. Ela disse em uma entrevista: ” Eu pegava tanto no pé dele,que acabei por conseguir o que queria: fui transferida da editoria de esporte, para o de economia.”. Ela foi depois para a Revista Exame.

Foi quando Salete Lemos foi para a Rádio Jovem Pan. Depois foi para o SBT. Em seguida CBN. E Rede Globo, entre 1996 e 1997. Foi então chamada por Boris Casoy, e foi ser sua ” escudeira”, no “Jornal da Record”, que à época fez enorme sucesso. Figura chamativa , de fala clara e forte, mostrava-se à altura do parceiro, tendo substituido-o em algumas ocasiões. mas o programa teve fim,o que foi lastimado por todos os espectadores.Então Salete passou para a TV Cultura, e foi ser apresentadora do ” Jornal da Cultura”, de segunda a domingo no ar, às 22 horas.

Essa participação de Salete Lemos na TV Cultura, teve início dia 5 de junho de 2006.Por ter temperamento forte e explosivo, entrou, porém, em desentendimento na emissora por várias vezes. Numa dessas vezes, disse ter ojeriza por televisão aberta, à exceção da TV Cultura. Em outra ocasião, como o seu cenário estava recém pintado, queixou-se do cheiro de tinta e intempestivamente encerrou o programa, tirando-o do ar, antes da hora.O programa acabou 18 minutos antes. Ela alegou que poderia ficar sem voz e não foi punida pela direção da casa.Mas depois ela fez sérias críticas aos bancos e. segundo consta, acabou por ser demitida da TV Cultura,por pressão da FEBRABAN, episódio que não ficou inteiramente esclarecido.

A partir de 14 de julho de 2008, Salete Lemos passou a apresentar o programa ” CNT Jornal”, na CNT. E ela faz também participações fixas, com cachê, no programa ” Hebe”, do SBT.

Salete Lemos ganhou duas vezes o ” Prêmio Esso”, em 1985 e 1987, como “Repórter Especial”.

Fora do trabalho, a jornalista tem paixão por surfe, e jogar bola. Ela tem dois filhos: Yuri e Marina.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação